Justiça, Trabalho e Direitos Humanos

06/11/2018

Seju promove o quarto encontro do Ciclo de Cinema e Direitos Humanos

A Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), vinculada à Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), promove o quarto encontro do 3º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos – Os Impasses da Democracia no Brasil. O evento é realizado em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes, vinculada a UNESPAR.

Após cada sessão há um debate, conduzido por pesquisadores e profissionais especialistas no assunto apresentado.

Nesta semana, dia 8 de Novembro, será exibido o filme Iracema, uma transa amazônica (1975), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna.

Sinopse do Filme: Em contraste com a propaganda oficial da ditadura militar, que alardeava um país em expansão com a construção da rodovia Transamazônica, uma câmera sensível revela os problemas que a estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Em uma obra que mistura documentário e ficção, uma pequena equipe de cinema vai à Amazônia rodar um filme com imensa liberdade formal. Um fio de enredo: um caminhoneiro, Tião Brasil Grande (Paulo César Pereio), encontra uma jovem prostituta, Iracema (Edna de Cássia), e juntos percorrem parte da região amazônica, então zona de segurança nacional sob rígido controle militar, contracenando com moradores e interagindo com outros intérpretes.

4º Encontro
Data: 08/11
Tema: Ufanismo e Realidade nos Anos Setenta
Filme: Iracema, uma transa amazônica (1975) – Jorge Bodanzky e Orlando Senna – Drama – 91 min
Debatedor: José Carlos Fernandes – DECOM/UFPR
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.