Justiça, Trabalho e Direitos Humanos

14/06/2019

Ônibus Lilás agrega serviços no Paraná Cidadão

O Ônibus Lilás, unidade móvel de atendimento itinerante da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), além de levar serviços de acolhimento, orientação psicológica, jurídica e de assistência social à mulher em situação de violência, agregou ações de saúde durante a realização da feira de serviços do programa Paraná Cidadão.

Esta semana, em Assaí, norte do Paraná, o Ônibus Lilás em parceria com a equipe multidisciplinar do CRAS, recebeu mulheres para orientações sobre o enfrentamento à violência física, sexual, patrimonial ou moral, acolhimento de denúncias e informações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços.

Em cooperação com o programa Saúde da Família, o ônibus Lilás também está oferecendo, durante o Paraná Cidadão, ações para a prevenção de doenças com atualização da carteira de vacinação, verificação de pressão arterial, controle de glicemia capilar, teste de HIV e hepatite e material informativo sobre a dengue, zika vírus e chikungunya.

O que é

O Ônibus Lilás conta com um espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso para garantir a privacidade das mulheres. Os municípios visitados são previamente definidos pela Coordenação Estadual da Política da Mulher da Sejuf e atendem também as localidades mais distantes do Paraná, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

O equipamento faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com o que preconiza a Lei Maria da Penha, em seu artigo 1º, parágrafo 1º: "o poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.