Vídeos

  • Vídeo institucional do Departamento de Execução Penal do Paraná

  • Sesi, por meio do Movimento Nós Podemos Paraná, certifica 148 empresas e instituições - Fonte: Agência Fiep

  • Prisões Brasileiras - Um Retrato sem Retoques - Tv Brasil

Noticias DEPEN

09/09/2012

Teatro incentiva estudo no CRAF

Um dos métodos utilizados pela atual direção para obter esse resultado, incentivando as internas a estudar, é o desenvolvimento de atividades culturais, principalmente, de teatro. Foram três oportunidades em que as presas tiveram contato com essa arte. A primeira foi em junho de 2011, quando a Cia. Senhas de Teatro fez uma apresentação na unidade e, paralelamente, realizou uma oficina onde, após três dias, as próprias internas fizeram uma encenação sobre o que aprenderam..

No início de 2012, veio o convite para as internas assistirem as montagens “Delicadas Embalagens” e “Concertos para Rameirinhas”, exibidas no Teuni (Teatro da UFPR). Foram quatro sessões onde, em cada uma delas, turmas de 25 presas puderam sair, com autorização judicial, para assistir aos espetáculos. Na ocasião, 100 presas foram beneficiadas. Neste mês de setembro, chegou um novo convite e mais de 80 puderam ver a peça “Circo Negro”, da Cia.dos Palhaços.

No CRAF, segundo a diretora da unidade, Suely Vieira Santos, “embora todas as presas trabalhem, nem todas estudam e para participar dos eventos culturais e recreativos, a condição exigida é que elas estejam trabalhando e estudando além, claro, de apresentarem bom comportamento. Todas as saídas são precedidas de autorização judicial e com escolta, tendo sido uma ideia inovadora que contribuiu muito para aumentar a presença em sala de aula”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.