Noticias DEPEN

09/09/2012

Justiça promove curso de formação para Conselheiros de Políticas Públicas

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná-SEJU, por meio de seu Departamento de Direitos Humanos e Cidadania-DEDIHC e da Escola de Educação em Direitos Humanos-ESEDH, em parceria com a Associação Paranaense do Ministério Público-APMP, realizou de terça (11) até esta sexta (14), o curso de “Formação para Conselheiros de Políticas Públicas e a Construção da Cidadania”. A assessora de projetos do DEDIHC e organizadora do evento, Fátima Yokohama, disse que “o importante desse curso é que propiciou uma reflexão, estudo e um contato mais direto entre as várias áreas dos direitos humanos do idoso, da mulher, do deficiente e de combate as drogas”

O curso, sediado na APMP, é direcionado a integrantes de todos os Conselhos de Políticas Públicas do Estado e dos Municípios, com o objetivo de permitir uma troca de ideias, além de propiciar elementos para uma compreensão das atividades desses órgãos, que representam um importante espaço de participação do cidadão e de construção da cidadania. “Vale destacar que é uma ótima oportunidade para que os Conselheiros apresentem sugestões esclareçam dúvidas. Para Lucilene Tavares Rocha, conselheira do Conselho Estadual Mulher, “iniciativas como esta de realizar tão importante encontro de aprendizado, mostram que o governo paranaense está comprometido com todos os segmentos da sociedade”.

Este foi o primeiro curso, numa iniciativa decidida de forma conjunta entre a SEJU e os Conselhos. As disciplinas ministradas na formação compreendem Políticas Públicas, Violência e Sociedade Contemporânea, Direitos Humanos e Democracia, Segurança e Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, Democracia Participativa e Conselhos, Legislação e Equipamentos Sociais, Mediação de Conflitos, Direitos Humanos e Cidadania, Organização de Condução de Reuniões e Apresentação dos Conselhos. O curso tem carga horária total de 32 horas.

Participaram 36 conselheiros e seis colaboradores da SEJU, e já estão programados dois outros cursos a serem realizados em novembro e dezembro. Em novembro será dirigido ás mulheres defensoras dos direitos humanos e que atuam nas diversas regiões do Estado, com o objetivo de capacitar e qualificar o trabalho que desenvolvem. Em dezembro, será realizado o segundo curso direcionado a uma outra turma de conselheiros com programação e docentes similares.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.