Solicitar a Carteira do Autista

O que é

É a possibilidade de solicitar e imprimir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O documento digital facilitará a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

Quem pode solicitar

Cidadão.

Onde solicitar

Pela internet.

Como solicitar

  • Primeiro acesso (é preciso fazer um cadastro):
  1. acesse o link "Ainda não sou cadastrado"
  2. informe seus dados pessoais (nome e CPF)
  3. informe o número do telefone celular e siga o passo a passo.

Em caso de dúvida, acesse o Manual com orientações sobre o cadastro na Central de Segurança .


  • Emissão da Carteira do Autista (CIPTEA): informe seu CPF e a senha cadastrada anteriormente para acessar o sistema. Depois, siga o passo a passo:
  1. informe os dados do portador da Carteira do Autista e do responsável
  2. preencha todos os campos do formulário
  3. escolha se quer que a fotografia na Carteira do Autista seja a mesma do RG ou se prefere anexar outra foto 3x4
  4. anexe laudo médico que comprove o espectro autista
  5. anexe exame que comprove o tipo sanguíneo
  6. concorde com o Termo de Aceite

Atenção:

  • O documento pode ser emitido pelo cidadão ou pelo responsável. Em caso de dúvida, acesse o Manual com orientações sobre a solicitação da Carteira do Autista
  • Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá mensagem por e-mail ou SMS para imprimir a Carteira do Autista
  • As informações coletadas serão empregadas na criação de um banco de dados que servirá para aprimorar os serviços já oferecidos.

Prazo

A análise é feita em até 30 dias úteis.

O que diz a lei

A emissão da Carteira do Autista pelo Governo do Paraná atende à lei federal nº 13.977/2020, publicada em 9 de janeiro no Diário Oficial da União.