Aulas do Qualifica Paraná começam nesta segunda-feira
17/11/2022 - 15:37

Começam nesta segunda-feira (21) as aulas das primeiras doze turmas do programa Qualifica Paraná, que oferece cursos gratuitos de capacitação profissional para a área da indústria. A iniciativa do Governo do Paraná é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Ao todo, nesta primeira edição do programa, são oferecidas 420 vagas para 25 cursos, que serão realizados em oito unidades móveis na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio do Iguaçu, sede do governo estadual. Mais três turmas iniciam no dia 28, enquanto a última leva, de dez turmas, começa no dia 5 de dezembro.

“O Paraná acaba de se tornar a quarta maior economia do Brasil e alcançar a marca do pleno emprego, mas ainda podemos fazer mais para melhorar a vida dos paranaenses. A capacitação gratuita e de qualidade oferecida em parceria com o Senai, garante acesso a empregos com melhor remuneração”, destaca o secretário estadual Rogério Carboni.

As aulas de Elétrica Automotiva, Instalações Elétricas, Manutenção de Motos, Mecânica Automotiva, Mecânica Industrial, Soldagem e Automação ocorrerão nos três turnos (manhã, tarde e noite). As turmas de Instalações Elétricas são de 18 alunos, as de Solda,de 20 alunos e as demais de 16, com carga horária variando de 40h, 60h e 80h. Confira o cronograma completo AQUI .

Para se inscrever, os interessados devem preencher este formulário online ou buscar uma Agência do Trabalhador para a pré-matrícula.

AINDA HÁ VAGAS - Além de ainda haver vagas disponíveis em quase todos os cursos, será formado um banco de interessados, para eventuais substituições em decorrência de evasão.

“Essa é uma excelente oportunidade para quem mora em Curitiba e na Região Metropolitana", reforça Carboni.

Para fazer os cursos é preciso ter idade mínima de 14 anos (exceto nos de Soldagem e Instalações Elétricas, que exigem no mínimo 18 anos), além de estar cursando ou ter completado o ensino fundamental e morar em Curitiba ou na Região Metropolitana.

Após a pré-matrícula, os aprovados receberão a confirmação pelo telefone informado. No momento da formalização da matrícula junto ao Senai deverão ser apresentados os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade ou autodeclaração de escolaridade (para quem não puder comprovar e for maior de 18 anos).