Carreta do Conhecimento da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho chega a São José dos Pinhais 25/01/2022 - 14:00

O secretário de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, juntamente com a prefeita municipal, Nina Singer, participou nesta terça-feira (25) da aula inaugural do curso de “Hidráulica e Pneumática Industrial” do Programa Carreta do Conhecimento, em São José dos Pinhais. A Unidade Móvel da Carreta do Conhecimento da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná está instalada no bairro Afonso Pena e conta com 54 vagas para qualificação profissional dos moradores do município.

“A profissionalização dos trabalhadores é o melhor caminho para que as empresas que se instalam no Paraná encontrem mão de obra de qualidade e os nossos trabalhadores tenham melhores oportunidades”, disse o secretário Ney Leprevost.

Nos três primeiros meses do ano, o programa de qualificação profissional do Governo Carlos Massa Ratinho Junior, Carreta do Conhecimento, executado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, está oferecendo 1.884 vagas para os cursos profissionalizantes em 30 municípios do Paraná. O secretário Ney Leprevost destaca que os profissionais formados pelas Carretas do Conhecimento têm obtido colocações rápidas no mercado de trabalho.

Para a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, é preciso qualificar a mão de obra específica para poder trabalhar com as empresas que se instalam no município. “Essas parcerias do município com o Governo do Estado são importantes, porque um município forte, é um estado forte. Não tem alegria maior como a que ocorreu na etapa anterior. Eu tive a oportunidade de entregar o diploma para a aluna e dizer que ela estava empregada”, contou a prefeita.

A chance de ter um curso profissionalizante gratuito estimula os jovens das regiões atendidas, uma vez que abre as portas para o primeiro emprego. “Para mim está sendo uma experiência incrível. Eu quero agradecer ao Governo do Estado pela oportunidade que tem nos concedido de fazer esse curso gratuito”, afirma Thayelen Pinheiro, que iniciou nesta terça-feira sua formação em Hidráulica e Pneumática Industrial.

Programação do trimestre - No mês de janeiro, os cursos das Carretas do Conhecimento estão sendo realizados em Curitiba e mais 11 municípios. A formação em Eletricidade Automotiva está sendo realizada em Rolândia e Quitandinha; Mecânica de Automóveis em Campina Grande dos Sul e Santa Izabel do Oeste; Mecânica de Motocicletas em Maria Helena, Lapa e Sertaneja; Mecânica Industrial em Palmas; Hidráulica e Pneumática Industrial em São José dos Pinhais; Eletricidade Predial em São Sebastião da Amoreira e Panificação Básica em Nova Prata do Iguaçu.

No mês de fevereiro serão atendidos os municípios de Clevelândia (Corte e Costura), São Jorge do Patrocínio (Eletricidade Predial), Matinhos (Manutenção de Ar Condicionado), Leópolis (Panificação), Guaíra (Mecânica de Motocicletas), Icaraíma (Manutenção de Ar Condicionado), Alto Piquiri (Eletricidade de Automóveis), Mallet (Corte e Costura), Mandirituba (Eletricidade Predial), Piraquara (Mecânica de Motocicletas) e Tijucas do Sul (Mecânica Industrial). Curitiba ainda terá duas etapas, com o curso de Mecânica de Automóveis, no bairro Fazendinha e Eletricidade Automotiva, em Santa Felicidade.

Para o mês de março estão programados cursos nas cidades de Araucária (Mecânica de Automóveis), Guaratuba (Manutenção de Ar Condicionado), Bituruna (Corte e Costura), Centenário do Sul (Eletricidade Industrial), Almirante Tamandaré (Panificação), Terra Boa (Manutenção de Ar Condicionado) e Pinhalão (Mecânica de Motocicletas). Curitiba terá outros dois cursos: Panificação no Bairro Alto e Corte e Costura, no Boqueirão.

No total, serão 102 turmas com uma carga horária de 2.270 horas. As inscrições para os cursos devem ser feitas diretamente nas Agências do Trabalhador dos municípios e não mais pelo site.

Programa - Lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost, em 2019, o projeto é desenvolvido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e conta com parceria da Volkswagen do Brasil, Fundação Grupo Volkswagen e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR).

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)