Faça Política

Programa Atitude

Programa Atitude
Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

O Programa Atitude busca concretizar direitos e garantias assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e foca suas ações em territórios com alta incidência de fatores de risco à violência relativa à criança e ao adolescente. Com a implantação, o desenvolvimento e o fortalecimento de ações, equipamentos e serviços que ofertam atendimento às crianças e adolescentes através atividades culturais, esportivas, profissionalizantes e de fortalecimento da rede de proteção propiciando o protagonismo juvenil. O fluxo de atendimento no programa privilegia o trabalho em rede, articulado numa ação intersetorial.

Contato:
Telefone: (41) 3210-2400





Jornal Nossa Escola

Jornal Nossa Escola
Secretaria de Educação

O Jornal Nossa Escola e o Nossa Escola Mural foram lançados em 2011 para levar noticias da Secretaria de Educação, Núcleos Regionais de Educação e estabelecimentos de ensino diretamente até os alunos profissionais da educação e comunidade. Além de matérias especiais, trazem artigos de especialistas e entrevistas. São publicados mensalmente e enviados a todas as escolas da rede públicas estadual do Paraná.

 
 

Parlamento Jovem Brasileiro

Parlamento Jovem Brasileiro
Secretaria de Educação

O Programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa das câmara dos deputados, que seleciona estudantes do ensino médio de todo o Brasil para simular a jornada de trabalho de um deputado federal. Durante cinco dias, esses jovens criam projetos de lei e aprendem sobre todas as etapas do processo legislativo. Podem se inscrever estudantes entre 16 e 22 anos de idade matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas e particulares. Os deputados jovens paranaenses são pré-selecionados pela Secretaria de Educação, através da apresentação de um projeto de lei.
 

Programa jovens embaixadores

Secretaria de Educação
Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e
Jovens Embaixadores
conhecimento da língua inglesa. Os vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, os alunos visitam Washington, a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família local, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participando de atividades sociais e culturais na comunidade e realizando também apresentações sobre o Brasil. A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.