Unidades Móveis - Atendimento Itinerante à Mulher em Situação de Violência

► O que é?

As Unidades Móveis - Atendimento Itinerante à Mulher em Situação de Violência foram criadas em 2015 para ampliar a prestação de serviços públicos da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. O objetivo é levar os serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher nas localidades mais distantes do Paraná, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

► Serviços ofertados:

• Orientação sobre violência doméstica e famliar e sobre direitos da mulher
  • Orientação psicológica
  • Orientação jurídica
  • Assistência Social

► A quem se destina?

Mulheres que vivem no campo e na floresta.

► Como funciona?

• As Unidades Móveis estão preparadas e equipadas para circular de forma itinerante nas áreas rurais, com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, de modo a garantir a privacidade das mulheres. Este atendimento itinerante visa ampliar a cobertura de serviços em áreas rurais.
  • Permanecem durante um tempo nas cidades previamente definidas, conforme a necessidade de cada comunidade e das prefeituras e Municípios Polos envolvidos. Contam com o apoio das prefeituras e demais redes existentes no município na disponibilização dos locais para a instalação temporária da unidade e de profissionais para realizar o atendimento.
  • É um espaço voltado para a realização de palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres, entre outros.
  • As unidades são equipadas com espaços para atender mulheres de forma individual e sigilosa, garantindo a sua privacidade.

► Próximas Paradas:

Data Município