Trabalho

Trabalho

 

AGENDE AQUI SEU ATENDIMENTO NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR (VAGAS DE EMPREGO)

 

 Para realizar o agendamento:  CLIQUE AQUI

 

______________________

 

AGENDE AQUI SEU ATENDIMENTO NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR (SEGURO DESEMPREGO)

 

Para realizar o agendamento:  CLIQUE AQUI

 

 

    AGENDE AQUI SEU ATENDIMENTO NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR (MICROCRÉDITO)

 

 Para realizar o agendamento:  CLIQUE AQUI

 

 

    SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

 

 Para realizar o agendamento:  CLIQUE AQUI

 


 

Apresentação

O Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, tem como objetivo estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de trabalho, emprego e renda no Estado do Paraná, promovendo a democratização e os direitos entre trabalhadores, empregadores e os governos federal e estadual.

Eixos de Atuação:

Intermediação de Mão de Obra

Serviço prestado pelas Agências do Trabalhador do Paraná com o objetivo de inserir o trabalhador no mercado de trabalho e o suprimento da força de trabalho adequada aos empregadores, com qualidade e rapidez.

  Saiba mais

Seguro Desemprego

Informações gerais sobre como dar entrada, documentação necessária e agendamento.

Programas Especializados

Diversas ações e programas que visam a inserção no mercado de trabalho:

Relações de Trabalho

Mediação dos conflitos de interesses visando a solução de problemas entre capital e trabalho, tanto por iniciativa dos empregadores, quanto por solicitação dos trabalhadores, ou por decisão do governo.

Saiba mais

Dispositivos Legais

Leis, decretos e resoluções sobre o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda.

Saiba mais

Observatório do Trabalho

Rede de conhecimento no Paraná que analisa a complexidade do mundo do trabalho e das questões sociais que precisam ser compreendidas para que se possa propor soluções em termos de políticas públicas e programas de governo.

Saiba mais

O Programa “Recomeça Paraná" tem por objetivo ofertar ao trabalhador, com perfil empreendedor, o acesso ao crédito produtivo e orientado, à capacitação e qualificação profissional com acompanhamento social orientada pelas seguintes ações:

• Oferta de Microcrédito e Crédito Produtivo e Orientado por meio da Fomento Paraná, que teve parceria formalizada em 06 de Abril de 2021, onde somente na Agência do Trabalhador de Curitiba, já possuímos 3 agentes de crédito para atendermos toda a demanda e oferecer crédito em condições adequadas no quesito de valor de crédito e taxas compatíveis aos empreendedores de micro e pequeno porte, apoiando e oferecendo investimento inicial para seus negócios;

• Capacitação, qualificação profissional e social em parceria com o SEBRAE, que busca qualificar os trabalhadores que possuem perfil empreendedor e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, objetivando o estímulo e o aperfeiçoamento de suas competências empreendedoras. Após a participação nos cursos, os participantes deverão estar aptos para o mercado de trabalho ou para montar o seu próprio negócio. Os cursos serão na área de empreendedorismo, gestão e desenvolvimento. Serão ministrados em três módulos com a capacitação de 90 dias indicados pelo Programa Recomeça Paraná, através das “Trilhas do Conhecimento”, as quais trazem os temas mais procurados por empreendedores e empresários do Brasil. No formato de vídeos curtos, publicações em PDF, planilhas e checklists para o empreendedor aprender e aplicar imediatamente no seu negócio. Na conclusão de cada trilha será gerado um certificado digital. Para a capacitação de 90 dias indicados pelo Recomeça Paraná.

• Parceria com a SEED para trabalhadores sem ensino médio ou que pretendem capacitar em um curso técnico (Está em planejamento); • Acompanhamento dos profissionais autônomos com auxílio e entrega de cestas básicas, que foi atendido através do cartão “Comida Boa”;

• O Programa Recomeça Paraná, que tem como objetivo estimular o aperfeiçoamento das competências empreendedoras, por meio de cursos de qualificação profissional, a fim de proporcionar a melhoria da renda mensal familiar do público-alvo do Programa Família Paranaense/Nossa Gente e com isso, ampliar a ação das 216 Agências do Trabalhador do Estado do Paraná, permitindo que possua perfil empreendedor, seja direcionado para o trabalho, capacitação/qualificação ou empreendedorismo e como forma de incentivo à qualificação, uma bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais aos participantes, num prazo de até três meses.

A Política Estadual de Economia Solidária, regulamentada através da Lei 19.784, de 20 de dezembro de 2018, foi assinada pelo Governador em janeiro de 2020. As atividades beneficiadas têm como diretrizes a promoção de atividades econômicas autogestionárias, incentivo aos empreendimentos econômicos solidários e sua integração em redes de cooperação na produção, comercialização e consumos de bens e serviços. Para que essas atividades sejam implementadas deverá ser criado o Conselho de Economia Solidária para efetivar o alinhamento de parcerias com as entidades afins e serem traçados os próximos passos que fomentarão toda essa política.

 

O Programa visa o fortalecimento do artesanato e do trabalho manual, que promovem atividades culturais, turísticas e econômicas dentro do Estado do Paraná o Programa do Artesanato Paranaense compromete-se com os trabalhadores manuais, assim como os artesãos do Estado do Paraná para assistir, colaborar e apoiar e fortalecer a atividades e a cadeia produtiva do artesanato e os produtos manuais, desenvolvendo instrumentos, processos, feiras, eventos, estudos, pesquisas que promovam a inovação na melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços, bem como a preservação da identidade cultural, turística, econômica e social no que tangem ao trabalho artesanal e manual, movimentando atividades de empreendedorismo, propiciando a possibilidade destes profissionais de terem alvarás, vendas com emissão de notas fiscais, além da participação em eventos e feiras dispostas pelo PAP.

Política Pública de Qualificação

Unidade responsável pela execução, no Paraná, de ações de qualificação social e profissional, que são implementadas por meio de Planos de Qualificação. Saiba mais

Informações sobre o Plano Nacional de Qualificação


Entidades Executoras

As instituições interessadas em participar do processo de contratação para executar as ações de qualificação social e profissional do PlanTEQ/PR 2008, devem seguir os seguintes procedimentos:

  • Analisar os documentos elaborados pelo MTE (Resolução nº 575/08-CODEFAT), assim como a Lei nº 8666/93 e suas alterações, a fim de verificar se estão enquadradas no perfil exigido para participar do processo do Edital Público nº 001/08-CQP.
  • Encaminhar à SETP os documentos para a habilitação e o plano de trabalho nas condições apontadas no Edital. Estes procedimentos são para seleção de entidades executoras e não a garantia de contratação"

PROJOVEM Trabalhador

Destinado a jovens desempregados, de 18 a 29 anos, com renda per capita familiar de até um salário mínimo. Carga horária de 350h (6 meses), incluindo qualificação social, com temas como valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, noções de direitos trabalhistas e qualidade de vida.

Saiba mais


Qualifica Brasil

Publicada no dia 28 de abril de 2017 a Resolução do CODEFAT nº 783, de 2017, que reestrutura o Plano Nacional de Qualificação – PNQ denomina Programa Brasileiro de Qualificação Social e Profissional – Qualifica Brasil.

Saiba mais

 

Paraná Serviços

 

 Aplicativo Paraná Serviços

É uma solução inovadora que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do Paraná. São mais de 100 categorias de serviços beneficiadas. A ferramenta pode ser usada tanto por quem está oferecendo serviços, quanto por quem está procurando um prestador. A ferramenta está sendo melhorada e ampliada pela Celepar para inclusão de novos serviços, como por exemplo, o Microcrédito.

Saiba mais

 



  Contato

Agência do Trabalhador de Curitiba

Telefone: (41) 3883-2200
Endereço: Rua Pedro Ivo n°503, Centro - Curitiba - PR
Horário de Atendimento: 8h às 17h

 

ATENDIMENTO PELOS TELEFONES

ABERTURA DE VAGAS/RAMAIS

3883-2228
3883-2239
3883-2247


INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA
(VAGAS)/RAMAIS

3883-2211

 

Mais locais de atendimento