305 municípios já começaram a entrega do Cartão Comida Boa 11/05/2020 - 19:14

per

“Fiquei sabendo do auxílio por meio de uma amiga que comentou, aí consultei o site e lá já estava constando onde eu deveria retirar o meu cartão e os pontos de troca por compras. Vai me ajudar muito, principalmente para ajudar a alimentar meu filho pequeno”.

Claís Busan

Em todo o Paraná, 305 municípios já iniciaram a entrega do Cartão Comida Boa para a população, e cerca de 36 mil paranaenses já retiraram seus vouchers. A iniciativa do governador Ratinho Junior vai ajudar na alimentação de um milhão de famílias de todo o estado durante a pandemia de Covid-19.

Em Curitiba, a distribuição começou nesta segunda-feira em 67 igrejas em todas as regiões da cidade, sob a orientação da Secretaria das Justiça, Família e Trabalho. O secretário Ney Leprevost supervisionou a entrega em alguns destes pontos. “Esta é uma iniciativa do Governo do Paraná para dar mais um pequeno auxílio para as pessoas poderem se alimentar nesse momento de crise gerada pelo coronavírus. Agradeço aos voluntários das igrejas, que estão desde as 6h junto com o Exército e as equipes da Sejuf fazendo as entregas”, disse.

Estão aptas a receber o vale os 840 mil inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e cerca de 168 mil microempreendedores individuais, contribuintes individuais do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e trabalhadores informais de qualquer natureza. O auxílio vai vigorar durante o período da pandemia do novo coronavírus.

Para ter direito ao cartão é preciso ser maior de 18 anos, com exceção de mães adolescentes, ter renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mínimo ou renda familiar total que não ultrapasse de três salários mínimos. Os beneficiários inscritos no CadÚnico precisam apenas apresentar documento com foto e CPF no local indicado pelo município. Os demais poderão solicitar o cartão mediante assinatura de autodeclaração.

Com os vouchers em mãos, é possível fazer compras de R$ 50 nos estabelecimentos cadastrados pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab).

AJUDA - A desempregada Gislaine Ferreira Elias foi uma das primeiras pessoas a chegar nos ponto de retirada, na manhã desta segunda-feira.  “É um auxilio que vai ajudar bastante, porque além de estar desempregada eu tenho uma filha de 10 anos e o meu pai está doente. O processo foi bem simples, tanto para fazer a consulta no site quanto aqui para retirar o cartão”, agradeceu.

José Francisco Lourentino da Rocha, aposentado, é morador do bairro Umbará, também em Curitiba. Ele disse que escutou a mensagem do auxílio emergencial em uma emissora de rádio. O auxílio ajudará a atravessar esse período. “Vou comprar arroz, feijão e leite”, resumiu.

Claudio Marcio de Oliveira, que vive atualmente em situação de rua, também retirou seu voucher. “Me encontro em situação de rua e tenho dormido na Casa de Passagem, hoje vim receber esse cartão que graças a Deus me permitirá comprar alguma comida com dignidade”.

COMO RETIRAR – As datas e locais de entrega são de responsabilidade de cada município.

Em Curitiba, os cartões serão distribuídos ainda nestas terça e quarta-feiras.  Os endereços dos pontos de entrega estão no site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, criado e administrado pela Celepar. Para evitar aglomerações, é importante que seja respeitado o calendário de retirada dos cartões: nascidos em maio e  junho retiram na terça-feira (12/05) pela manhã; nascidos em julho e agosto, na terça à tarde; nascidos em setembro e outubro devem ir aos pontos de entrega na quarta-feira (13/05) pela manhã; e os nascidos em novembro e dezembro, na quarta à tarde.

Outra forma de receber informações sobre o Comida Boa é o telefone 0800 200 4150.

_____

Entrega do Cartão Comida Boa em Curitiba

• LOCAIS DE RETIRADA: Consultar o site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br/cidadao.html

• DATAS E HORÁRIOS:

TERÇA (12/05): Manhã (8h às 12h): nascidos em maio e junho / Tarde (12h às 16h): nascidos em julho e agosto

QUARTA (13/05): Manhã (8h às 12h): nascidos setembro e outubro / Tarde (12h às 16h): nascidos e novembro e dezembro

pers

Claudio Marcio de Oliveira.