41ª Feiarte começa nesta sexta-feira com participação de artesãos paranaenses apoiados pela Sejuf 04/03/2022 - 14:45

Com apoio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo Carlos Massa Ratinho Junior, 11 artesãos paranaenses participarão da 41ª Feira Internacional de Artesanato – Feiarte, que começa nesta sexta-feira (4) no pavilhão de exposições do Parque Barigui. O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho reafirma a importância do segmento que contribui para a política pública de divulgação do turismo paranaense.

“O artesanato é uma importante fonte de renda para muitas famílias paranaenses. A atividade colabora com a ocupação de uma parcela importante da população”, afirma o secretário Ney Leprevost.

A Feiarte é um dos principais canais de distribuição e venda de peças artesanais do país. Já contou com edições importantes em outras cidades brasileiras. Neste ano, em Curitiba, a expectativa é da participação de mais de 150 expositores, de 19 países.

De acordo com a chefe do Departamento de Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski, o artesanato é uma das atividades que auxiliam o turismo. “O secretário Ney Leprevost tem orientado para que a secretaria tenha como foco a geração de trabalho e renda”, afirma.

Atualmente, o Paraná tem cerca de 600 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro. Para o coordenador de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Ricardo Opolz, a atividade envolve muito mais profissionais em todo o Estado, uma vez que os critérios do Governo Federal são muito específicos para se registrar. “A orientação do secretário Ney Leprevost é ampliar esse registro no Paraná e dar apoio e orientação para esses profissionais”, conclui.

A exposição estará dentro do evento organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que trabalha para a retomada da atividade no Estado. O setor sofreu grandes perdas com as restrições sanitárias e o isolamento social impostos pela pandemia.

*Foto de arquivo

 (Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)