Ação de Cidadania faz mais de 2,6 mil atendimentos em um dia, no Tatuquara, em Curitiba 12/07/2023 - 15:00

O bairro Tatuquara, na região sul de Curitiba, recebeu nesta terça-feira (11) a feira de serviços Ação de Cidadania. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pelas secretarias da Justiça e Cidadania (Seju) e das Cidades (Secid), contou com apoio da Prefeitura de Curitiba e do Sesc-PR (Serviço Social do Comércio), e totalizou 2.636 atendimentos.

Diversos serviços gratuitos foram disponibilizados à população, como documentação, cadastro em programas sociais, intermediação de mão de obra, serviços de saúde e vacinação, orientação jurídica e socioassistencial, serviços aos pets, exposições e programações voltadas às crianças.

A ação, que chegou na sua terceira edição depois de ter passado pelos bairros Cajuru e Parolin, aconteceu nas instalações da Igreja Sagrado Coração de Jesus, e atendeu uma demanda apresentada pela Associação de Moradores União Jardim da Ordem e Tatuquara.

“Essa ação contempla a comunidade de vários bairros da região, como Vila da Ordem, Santa Rita, Campo de Santana e Caximba. Essa união entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, com a participação de várias secretarias estaduais e municipais, está levando vários serviços gratuitos para perto da população”, disse o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

Na parte de documentação foram oferecidos o agendamento para a Carteira de Identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), a emissão de CPFs (Polícia Penal), Carteira do Autista e Passe Livre (ambos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família), a CNH Digital (Detran-PR) e os Cartões de Transporte da Urbs.

Além de coordenar, a Seju levou também o CEIM (Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas), o Procon-PR, e atendimentos da Coordenação Estadual de Direitos Humanos e Cidadania. “Esta é mais uma demonstração de que o poder público não fica apenas no Centro Cívico e vai atrás da população que mais precisa, levando os serviços na porta de suas comunidades, tudo de maneira gratuita”, afirmou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

A população teve acesso ainda aos programas sociais como Água Solidária, da Sanepar, Luz Solidária, da Copel, Leite das Crianças, da Secretaria de Educação (Seed), e o Banco de Alimentos, da Ceasa-PR. Os programas PCPR na Comunidade, da Polícia Civil, e o Ônibus Lilás, da Secretaria de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), também marcaram presença.

Outro destaque da edição foram as ações de empregabilidade da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (Setr) que, por meio da Agência do Trabalhador de Curitiba, promoveu um mutirão com 400 vagas de empregos em 11 empresas participantes. Também foram selecionados alunos para o curso de Informática no programa Carretas do Conhecimento.

A parte lúdica do evento foi responsabilidade do Sesc-PR, que levou brinquedos infláveis, da Secretaria de Esportes, que organizou jogos e brincadeiras, além da Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. A Prefeitura de Curitiba também disponibilizou diversos serviços da Secretaria da Saúde, como orientações sobre o aplicativo Saúde Já Curitiba, verificação da pressão arterial e glicemia, vacina bivalente e contra a gripe, e entrega de autoteste para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Para os pets, a Secretaria municipal do Meio Ambiente, por meio da Rede de Proteção Animal, ofertou a vacinação múltipla e contra a raiva, vermífugo, antipulgas, e agendamento para castração e microchipagem. Também estiveram presentes a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Trânsito e a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba).

“A nossa comunidade necessita de ações como essa porque muitos não têm condições ou tempo de ir até o centro para ir atrás desses serviços. Só temos a agradecer ao Governo do Estado e a Prefeitura por atender todo mundo que precisa aqui do Tatuquara”, disse Preto Morais, presidente da Associação de Moradores União Jardim da Ordem e Tatuquara.