Ação integrada leva serviços públicos a moradores do bairro Uberaba em Curitiba 05/04/2023 - 13:42

Confecção de documentos, intermediação de vagas de emprego, cadastramento em programas sociais, orientação jurídica e psicológica e até castração de pets. Esses são alguns dos principais serviços que o Governo do Paraná leva aos moradores do bairro Uberaba, em Curitiba, por meio de uma ação de começou nesta terça-feira (4) e prossegue durante toda esta quarta-feira (5), até as 17 horas. O atendimento acontece no ginásio (salão paroquial) da Capela Divino Espírito Santo e arredores (Rua Cid José dos Santos, 66).

Coordenados pelas secretarias estaduais das Cidades (Secid) e da Justiça e Cidadania (Seju), e com participação da Prefeitura de Curitiba, diversos órgãos estaduais e municipais estão no evento, prestando serviços à população. “É a união de vários órgãos do Governo e da prefeitura de Curitiba, no Solitude II, dentro do bairro do Uberaba. Muita coisa boa reunida na porta da casa das pessoas”, disse o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

A iniciativa conta com a participação da Celepar, do Detran, do Procon-PR, do Centro Estadual de Informações para Migrantes (CEIM). A Polícia Civil participa com confecção de carteiras de identidade e a Polícia Penal, por meio de um convênio com os Correios, encaminha a confecção de CPFs. A Sanepar leva cadastramento no programa Água Solidária e a Copel faz inscrições no programa Energia Solidária, ambos voltados para a população de baixa renda.

Participam também da ação a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, com o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante, prestando intermediação de vagas de emprego e apoio à confecção de currículo e carteira de trabalho digital. A Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (Semi) está com o Ônibus Lilás levando orientação jurídica, psicológica e socioassistencial para mulheres vítimas de violência.

Também estão participando da ação as coordenações de Juventude, com o ID Jovem, e das Pessoas com Deficiência, com Passe Livre e Carteira do Autista, ambas ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

CIDADANIA – O secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, explica que a ação no Uberaba usa a expertise da equipe da feira de serviços gratuitos Paraná em Ação para levantar parceiros, tanto governamentais quanto da sociedade civil. Essa é a orientação do governador Ratinho Júnior, levar os programas de promoção da cidadania para os municípios do Interior e para os bairros dos grandes centros urbanos”, disse ele.

Pela prefeitura de Curitiba, o evento conta com o apoio da Urbs, com o Cartão de Transporte, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com castração gratuita de gatos e cachorros. De acordo com Marcos Vinícius Correia, presidente da Associação de Moradores do Bairro Solitude II, levar estes serviços até o local facilita o acesso de moradores que não tem condições de irem até o centro da cidade. “Pessoas desempregadas, pessoas com autismo, pessoas que precisavam do cartão de transporte estão tendo atendimento rápido e de qualidade”, disse ele.