Cartilhas orientam mulheres durante pandemia do Covid-19 13/05/2020 - 16:28

Duas cartilhas de orientação às mulheres (“Mulheres no Covid-19” e “Alô, Vizinhos”) durante o período da quarentena imposta pelo Covid-19 foram elaboradas pelo Governo Federal  com a participação do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Os materiais já estão disponíveis para download na página www.sejuf.pr.gov.br. 

Nas cartilhas é possível encontrar dicas sobre saúde, enfrentamento à violência e mercado de trabalho, além de respostas para questões como os cuidados que as gestantes devem adotar durante a pandemia.

Um dos pontos principais, nas duas publicações, é a violência doméstica, cujos números vem aumentando consideravelmente durante o isolamento social. “Nesse momento delicado, o apoio da comunidade e da vizinhança é essencial até para evitar violência e até feminicídio”, explica Mara Sperandio, chefe do  Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher.

A cartilha chama a atenção das mulheres que vivem no mesmo condomínio, aconselhando que as vizinhas fiquem alertas a qualquer sinal de violência: física, psicológica, sexual, financeira ou moral, estabelecendo códigos de emergência (sinal, gesto, palavra ou um objeto na janela) que alertem para situações de crise. Também ressalta a importância do telefone 180, que recebe de forma anônima  denúncias de violência, 24 horas por dia, com ligação gratuita e, dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) – que em Curitiba atende na rua do Rosário, 183 (fone 3338-1832 e  3323-5314).

Para as mulheres que que são profissionais autônomas ou microempresárias, a cartilha dá dicas de linhas de crédito baratas, importância de saber negociar e quais os impostos que estão com o pagamento temporariamente suspensos.

 

 BAIXE AS CARTILHAS AQUI:

MULHERES NO COVID-19

ALÔ, VIZINHOS

 

CAPA

 

 

info