Ciclo de Fortalecimento da Interiorização do Sistema Único de Assistência Social vai personalizar ações da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná 02/03/2021 - 19:15

Por determinação do secretário Ney Leprevost em aproximar a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho dos municípios paranaenses, o Departamento de Assistência Social da pasta, deu início nesta terça-feira (02), com a regional de Londrina, ao Ciclo de Fortalecimento da Interiorização do Sistema Único de Assistência Social no Paraná. A proposta é incrementar o diálogo entre gestão estadual e gestões municipais para o contínuo melhoramento da execução da política pública constitucional de Assistência Social, seguindo as diretrizes do governador Ratinho Junior.

Para o secretário Ney Leprevost o objetivo do governo do Estado é estar cada vez mais próximo da população. “Este diálogo com os gestores municipais é fundamental para personalizar as ações da Secretaria conforme as necessidades de cada região, sempre de forma transparente e focada no atendimento aos que mais precisam”, disse Ney.

O encontro de hoje contou com participação do diretor de Desenvolvimento Social, Jackson Pitombo Cavalcante Filho, do coordenador dos Escritórios Regionais, Amilton Antonio de Oliveira, da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Adrianis Junior, e gestores/as municipais da Assistência Social de 18 municípios que compõem a regional de Londrina. A mediação foi feita pela chefe do Departamento de Assistência Social da SEJUF, Larissa Marsolik, e pela chefe do Escritório Regional (ER) de Londrina da Secretaria, Deise Tokano.

Representando as gestões municipais, a Secretária de Assistência Social de Ibiporã, Ester Rosana da Costa, apontou a importância do suporte técnico promovido pela gestão estadual, especialmente por meio das equipes regionais da SEJUF. Ela destacou, por exemplo, a relevância do apoio na compreensão das constantes inovações normativas no campo da Assistência e também dos repasses do Estado para contribuição aos serviços socioassistenciais e às gestões municipais.

Larissa Marsolik apresentou aos gestores municipais um panorama geral de funcionamento da SEJUF e da Assistência Social no estado e explicou a estrutura do Departamento de Assistência Social, bem como as atividades desenvolvidas por este setor. Nesse sentido, relembrou, por exemplo, os repasses promovidos aos municípios e os esforços empreendidos em prol da otimização da operação de cofinanciamento.

Deise Tokano e Neuzeli Bertolla, da equipe do Escritório Regional de Londrina, indicaram a atual composição da rede socioassistencial da região e apresentaram algumas das atividades promovidas pelo ER, como grupos de estudo sobre a proteção social básica.

Além do encontro realizado hoje, serão promovidas reuniões com as gestões municipais de todos os municípios paranaenses a partir de sua distribuição em uma das 22 unidades regionais. Todos os eventos deste ciclo ocorrem de forma virtual para manutenção do distanciamento social.

(Via Assessoria de Imprensa - Pedro Mariucci Neto).