Educação especial do Paraná faz apresentação no Conselho da Pessoa com Deficiência 09/09/2019 - 18:36

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), ligado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), apresentou nesta segunda-feira (09/09), durante a reunião mensal ordinária, palestra sobre educação especial ministrada pelo superintente Ralph Gomes Alves, da Secretaria de Estado da Educação.

Em pauta, as políticas públicas praticadas pelo Governo do Paraná na área da educação especial para estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação e transtornos funcionais específicos, por meio do Atendimento Educacional Especializado ofertado no turno e contraturno da rede pública estadual de ensino. “Dos 1,1 milhão de alunos matriculados em todo o Paraná, 43 mil recebem apoio complementar especializado em contraturno escolar e, outros 39 mil alunos são atendidos em 400 escolas parceiras, como as Apaes”, disse Ralph.

O presidente do Coede e diretor do Departamento da Política da Pessoa com Deficiência da Sejuf Felipe Braga Côrtes falou sobre a importância da presença da sociedade civil e do governo nas reuniões do Conselho. “Este é um espaço de defesa, promoção e controle para o trabalho em rede, de forma sistemática, integrada e em parceria, em prol da pessoa com deficiência”, disse.

Também participou a procuradora de Justiça do Ministério Público do Paraná Rosana Bervervanço, que falou sobre rotas acessíveis na zona urbana e rural, reafirmando que o MP é um dos defensores legais da pessoa com deficiência. “A instituição tem a responsabilidade de coibir abusos e cobrar a implantação de políticas públicas, contribuindo para que as barreiras para a pessoa com deficiência sejam superadas”, disse ela, ressaltando que é importante ressaltar que o Estado e toda a sociedade têm o dever de dar condições para que a pessoa com deficiência possa exercer a cidadania plenamente. “Esse é o verdadeiro significado de inclusão, tendo como base os princípios da igualdade, da dignidade, da solidariedade e da justiça social”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS