Em visita a Feiarte, secretário Ney Leprevost reafirma compromisso de valorização dos artesãos paranaenses 09/03/2022 - 12:20

O secretário Ney Leprevost, visitou ontem, terça-feira (8), o estande da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, na 41ª Feira Internacional do Artesanato (Feiarte), que está sendo realizada no Parque Barigui.

Na oportunidade, Ney reafirmou seu compromisso com a valorização dos artesãos paranaenses, pois a atividade é caracterizada como economia solidária, uma das políticas públicas de estímulo a geração de renda e de empregabilidade priorizadas pela secretaria de Justiça, Família e Trabalho no Governo Carlos Massa Ratinho Junior.

“O artesanato é uma importante fonte de renda para muitas famílias paranaenses. A atividade colabora com a ocupação de uma parcela importante da população, além de auxiliar no estímulo ao turismo no Estado”, afirma o secretário Ney Leprevost.

De acordo com a chefe do Departamento de Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski, o artesanato é uma das atividades que auxiliam o turismo. “O secretário Ney Leprevost tem orientado para que a secretaria tenha como foco a geração de empregos e atividades que permitam aos paranaenses produzirem a própria renda”, explica.

APOIO - A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho apoiou a participação de artesãos paranaenses na 41ª Feira Internacional de Artesanato – Feiarte, um dos principais canais de distribuição e venda de peças artesanais do país. Neste ano, em Curitiba, a Feira conta com a participação de mais de 150 expositores, de 19 países.

Atualmente, o Paraná tem cerca de 600 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro. Para o coordenador de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Ricardo Opolz, a atividade envolve muito mais profissionais em todo o Estado, uma vez que os critérios do Governo Federal são muito específicos para se registrar.

O Governo do Estado está trabalhando na criação de uma Lei do Artesanato Paranaense e, recentemente, o secretário Ney Leprevost empossou o Conselho Estadual de Economia Solidária.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)