Equipamentos de Proteção Individual para atendimento emergencial nas áreas do idoso chegam em 155 municípios do Paraná 28/07/2020 - 11:40

Fortalecer o atendimento emergencial na pandemia do coronavírus nas áreas do idoso é uma prioridade da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Para isso, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná está entregando por meio dos 24 Escritórios Regionais (ERs) Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) às instituições de longa permanência para idosos e entidades de atendimentos que abrigam idosos. Até o momento, já foram beneficiadas 335 instituições, em 155 municípios do Paraná.

“Neste momento é fundamental ajudar quem mais precisa. Prioritariamente foram beneficiadas pessoas idosas e trabalhadores das instituições”, destacou o secretário da Sejuf, Mauro Rockenbach.

Ao todo foram adquiridos mais de 500 mil itens entre luvas; toucas; aventais; máscaras N95 e TNT; óculos de proteção; termômetro; frascos de álcool gel; litros de água sanitária.  Os recursos são oriundos do Fundo Estadual do Idoso (Fipar), conforme deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR).

“Mas uma ação com apoio do nosso Conselho para ações exclusivas de garantia, proteção e atendimento a pessoa idosa prioritariamente nas instituições de longa permanência onde estão os grupos de idosos mais vulneráveis. Esses equipamentos vão fazer toda a diferença não só para a vida das pessoas que atuam no dia a dia nas instituições, mas para os profissionais que estão na linha de frente”, reforçou a coordenadora interina do Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa, Adriana Oliveira.

Interiorização da secretaria – Os Escritórios Regionais (ERs) da Sejuf atuam na ponta com os municípios e são responsáveis pelo desenvolvimento das ações da Secretaria nas diversas áreas sociais: Assistência Social, Criança e Adolescente, Idoso, Pessoa com Deficiência, Garantia de Direitos, Consumidor, Emprego, Socioeducação, Mulher e Juventude.

“Com o apoio dos Escritórios Regionais da Sejuf está sendo possível promover uma integração e articulação da política pública em conjunto com os profissionais que atuam na ponta nos ERs”, enfatizou Rockenbach.