Estado e prefeitura de Curitiba levam ações de cidadania ao bairro Boqueirão na terça-feira 25/08/2023 - 17:00

O Governo do Estado, por meio das secretarias das Cidades e da Justiça e Cidadania, promove na próxima terça-feira (29) ações de cidadania no bairro Boqueirão, na Capital do Estado. Entre às 8h30 e 17h, a população terá acesso, de maneira gratuita, a diversos serviços como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais, serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.

A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, ocorrerá nas instalações da igreja Visão Missionária, na Rua Anne Frank, 4209, em frente ao Terminal do Carmo. Também participarão da feira a Defensoria Pública do Estado (DPE-PR), o Sesc-PR (Serviço Social do Comércio), organizações da sociedade civil (OSCs) e diversas secretarias e órgãos estaduais.

“É uma mostra da ação direta do Poder Público em benefício das pessoas. Um trabalho fundamental que garante resultados”, afirmou o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

“Estamos levando para perto da população os serviços do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba para que não precise se deslocar até o centro da cidade para resolver uma série de situações como documentação, vaga de emprego e até vacinação”, destacou Santin Roveda, secretário da Seju.

Na área de documentação, será ofertado o agendamento para confecção gratuita da carteira de identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), além da emissão do CPF, emitido pela Polícia Penal. Também será possível emitir a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre, ID Jovem, Cartão de Transporte da Urbs, e, ainda, a segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

Além do agendamento para confecção de RGs, a Polícia Civil vai oferecer serviços como confecção de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. A iniciativa faz parte do programa PCPR da Comunidade.

A população poderá se inscrever em diversos programas estaduais, como o Nota Paraná, que motiva a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS pago nas compras e concorrer a prêmios mensais.

Para o público de baixa renda estarão disponíveis os programas Água Solidária, da Sanepar; o Energia Solidária, da Copel; o Banco de Alimentos, da Ceasa; e o Leite das Crianças, da Secretaria Estadual de Educação (Seed).

A prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), vai oferecer atualização do CadÚnico e inscrição em programas sociais como Cartão Comida Boa e Bolsa Família e, por meio da Secretaria da Saúde, fará aferição da pressão arterial e glicêmica, cadastro e atualização da carteirinha do SUS, agendamentos para exames, avaliação nutricional e aplicação da vacina contra a gripe.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Rede de Proteção Animal, ofertará vacinação múltipla e contra a raiva, vermífugo, antipulgas, além de agendamento para castração e colocação de microchip. Também estarão presentes a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, levando jogos e atividades para as crianças.

PARCERIAS – Participam da ação a Copel, Sanepar, Detran, Celepar, Ceasa, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal, além das secretarias estaduais da Fazenda; da Educação; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Família; e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; a Defensoria Pública (DPE) e o Sesc-PR (Serviço Social do Comércio).