Feira da Cidadania criada na gestão Ratinho Junior/Ney Leprevost encaminha mais de 1,8 mil pessoas para vagas de trabalho 22/11/2019 - 15:27

Foram cerca de 4 mil pessoas atendidas no evento com diversos serviços

 

A segunda edição da Feira da Cidadania levou para milhares de pessoas de Santa Felicidade e região diversos serviços gratuitos. O destaque do evento foi o Mutirão de Emprego que disponibilizou mais de 1.800 mil vagas para toda população. “Reunimos 25 grandes empresas parcerias de Curitiba, mais a Agência do Trabalhador e colocamos a disposição diversas vagas de emprego para quem mais precisava”, disse Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf).  

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior prioriza a geração de emprego e renda no estado, com isso atrai mais empresas e indústrias, buscando investimentos e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná qualifica os trabalhadores para o mercado do trabalho. “O melhor programa social que um governo pode fazer é incentivar a geração de empregos. Hoje aqui tivemos a felicidade de empregar diversas pessoas”, destaca Leprevost.

O evento realizado ao lado do Terminal de Santa Felicidade foi também abertura das festividades dos 141 anos de Santa Felicidade e atendeu 4 mil pessoas.  

PRIMEIRO EMPREGO – Para Estefani Silvestre que conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada na Feira da Cidadania é muito gratificante ter uma oportunidade igual essa. “Eu só tenho que agradecer pela oportunidade. Estou estudando atualmente e precisava de um trabalho para pagar minhas contas, pois o mercado hoje está muito difícil. E vir aqui conseguir rapidamente ser atendida e sair com uma contratação, não tem preço”.

10 MESES DESEMPREGADO - Lucas da Silva da Cruz que estava desempregado desde o começo do ano, saiu da feira com uma vaga de operador de caixa na empresa Condor. “Desde o começo do ano estava indo atrás, procurando, entregando currículos e nada. E hoje aqui em questão de horas consegui um trabalho, assim vou poder ajudar minha família, me reestruturar, pagar minhas contas e seguir firme e feliz com um emprego”.

Foram também feitos em torno de 350 agendamentos de carteiras de identidade para jovens de até 17 anos, a ação faz parte do Programa Criança e Adolescente Protegidos – uma parceria do Tribunal de Justiça do Paraná com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná.

Durante todo o dia houve atendimento do Procon, Detran, Copel, Sanepar, Piá – Celepar, Nota Paraná; aferição de pressão pelo Exército Brasileiro; cortes de cabelo (masculino e feminino, pelo Instituto Embelezze, com vagas limitadas); teste de glicemia, assessoramento jurídico e dicas sobre orçamento e finanças em parceria com a Unibrasil; e orientações sobre direitos do idosos. Para as mulheres, o Ônibus Lilás forneceu informações sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama.

A Feira da Cidadania teve ainda atendimento da Copel e da Sanepar para requerimento da tarifa social e cadastro no ID Jovem – documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e a vagas gratuitas no sistema de transporte coletivo interestadual. Também apresentação artística com a cantora de MPB Amanda Lyra, e dos sertanejos Robson Rodrigues e Jhony Lima.

De acordo com a coordenadora da Feira da Cidadania da Sejuf, Rejane Ghilardi, “aqui na feira todas as pessoas que pegaram senhas foram atendidas com nossos serviços, com empregos, receberam orientações, puderam tirar dúvidas, além de se divertir muito com as atrações presentes. E convoco os moradores do bairro Cajuru para a próxima Feira da Cidadania que acontece no dia 6 de dezembro”.

O evento também contou com a parceria do Hospital Erasto Gaertner; Sociedade Paranaense de Reumatologia; Hospital de Clínicas; Instituto Alzheimer Brasil e o apoio apoio da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná; Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), a Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), Paróquia São José e Santa Felicidade e a Fundação Pró-Renal.

GALERIA DE IMAGENS