Governo do Estado apresenta Cartão Futuro e programas aos vereadores de Curitiba 09/12/2021 - 11:32

Os vereadores de Curitiba puderam conhecer hoje um pouco mais sobre o Programa Cartão Futuro. Em sessão realizada no plenário da Câmara dos Vereadores de Curitiba, o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, apresentou a ação que é voltada à contratação de jovens aprendizes, de 14 a 21 anos, em que as empresas recebem apoio do Governo Estadual para o pagamento dos salários e tem como objetivo assegurar o direito ao primeiro emprego e a segurança do trabalho, prioridades estabelecidas pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

O secretário explicou os objetivos e o modelo de funcionamento do programa, que prevê o pagamento de R$ 300 por mês, por parte do governo, para cada jovem contratado e se for pessoa com deficiência ou egresso do sistema socioeducacional, o valor sobe para R$ 450. A meta do governo é contratar 35 mil jovens e os recursos previstos, R$ 57,8 milhões, são oriundos do Fundo da Infância e da Adolescência, deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescência (CEDCA).

“O Cartão Futuro é o maior programa do Brasil para incentivo ao primeiro emprego. O jovem aprende um ofício que pode lhe servir para o futuro e ainda combatemos a evasão escolar, uma vez que o programa exige que o contratado esteja matriculado”, afirma o secretário Ney Leprevost.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, também esteve presente na sessão e explicou aos vereadores a atual situação do Paraná. “O Estado vem apresentando uma boa recuperação econômica e conseguimos superar a parte mais difícil da pandemia”, declarou Guto Silva.

Ney Leprevost agradeceu ao presidente da Câmara Tico Kuzma, pelo convite e pelo vice-presidente da Casa, Alexandre Leprevost e a primeira-secretária, Flávia Francischini. Também participaram da sessão os vereadores Amália Tortato, Denian Couto, Eder Borges, Ezequias Barros, Jornalista Márcio Barros, Mauro Bobato, Osias Moraes, Pier Petruzziello, Professor Euler, Professora Josete, Sargento Tânia Guerreiro, Serginho do Posto, Sidnei Totaldo e Herivelto Oliveira.

“Sobre o meu irmão (o vereador Alexandre Leprevost), posso falar que é uma pessoa do bem, um homem de caráter, um pai extraordinário. Sofreu muito este ano com a perda do nosso pai, com apenas 69 anos, para esse maldito vírus da Covid-19, que o abalou psicologicamente. Por outro lado, fez dessa tristeza, uma força para trabalhar ainda mais e, como vocês estão testemunhando, está sendo uma revelação como vereador”, afirmou Ney Leprevost.