Governo do Estado reconhece os 35 municípios que têm melhor desempenho no projeto Renda Agricultor Familiar 24/03/2022 - 11:15

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná realizaram nesta quarta-feira um evento de reconhecimento aos 35 municípios que tiveram melhor desempenho no projeto Renda Agricultor Familiar. A ação estimula as famílias de agricultores de baixa renda do Paraná a investir em outras atividades para melhorar a qualidade de vida e já atendeu 6 mil famílias paranaenses em 156 municípios.

“Nossa maior obra é fortalecer o ser humano. Esse projeto desperta a criatividade e o bom senso que tem dentro de cada um”, afirmou Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho.

Os beneficiários do programa recebem saneamento básico (construção ou melhoria de banheiro, proteção de fontes, destinação adequada das águas usadas); apoio para produção para autoconsumo (avicultura, horticultura, fruticultura, entre outros) e apoio a processos produtivos (geração de renda por meio de atividades agrícolas e não-agrícolas).

“Nós do governo temos a obrigação de abordar essas famílias e colocar um desafio pessoal para elas, para que elas tenham uma vida com mais conforto e novas perspectivas”, disse Norberto Ortigara, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Os municípios atendidos pelo projeto foram representados pelo prefeito de Inácio Martins, Junior Benato. “Os municípios pequenos dependem das ações das equipes de governo para conseguir recursos para o seu desenvolvimento”, declarou.

Beneficiados – O grupo de pessoas beneficiadas pelo projeto esteve representado no evento pela agricultora Karina Soezek, do município de Tijucas do Sul. “Recebi R$ 3 mil do programa. Utilizei R$ 1 mil para canalizar a água e irrigar a terra. Os outros R$ 2 mil eu comprei em sementes. Consegui colher 3 mil quilos de cabotiá, o que me rendeu R$ 9 mil”, relatou Karina.

Municípios reconhecidos – Os 35 municípios reconhecidos estiveram representados por prefeitos e secretários de Altamira do Paraná, José Etevaldo de Oliveira; Alvorada do Sul, Marcos Antonio Voltarelli; Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi; Catanduvas, Moisés Aparecido De Souza; Coronel Vivida, Anderson Manique Barreto; Cruz Machado, Antonio Luis Swaykowski; Guamiranga, Marcelo Leite; Guaraniaçu, Osmario De Lima Portela; Inácio Martins, Edemetrio Benato Júnior; Jaboti, Regis William Siqueira Rodrigues; Jundiaí Do Sul, Eclair Rauen; Lindoeste, Silvio De Souza; Mandirituba, Everly Stech – representando o prefeito Luis Antonio Biscaia; Marilândia Do Sul, Vanessa Ferreira – representando o prefeito Aquiles Takeda Filho; Mariluz, Paulo Armando o prefeito Ary De Oliveira Mattos; Planaltina Do Paraná, Celso Maggioni; Ramilândia, Edson Dos Santos; Roncador, Vivaldo Lessa Moreira; Santa Izabel Do Oeste, Jean Pierr Catto; São Jerônimo Da Serra, Venicius Djalma Rosa; São José Da Boa Vista, Wagner Gravena - representando o prefeito José Lazaro Ferraz; São José Das Palmeiras, Nelton Brum; Tijucas Do Sul, José Altair Moreira; Tomazina, Flávio Xavier De Lima Zanrosso; Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário; e Vera Cruz Do Oeste, Valdemir Marques Berdusco - representando o prefeito Ahmad Issa.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)