Governo do Paraná garante o maior salário mínimo regional do País 15/12/2021 - 07:57

As negociações do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER), mediado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, resultaram no maior salário mínimo regional do país. A proposta foi aprovada nesta segunda-feira pela Assembleia Legislativa do Paraná e agora segue para sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O CETER reúne representantes da classe patronal e das centrais sindicais do Estado e definiram que o reajuste para o piso regional para 2022 será 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), divulgado em janeiro. De acordo com as projeções do DIEESE, o valor deverá subir dos atuais R$ 1,4 mil para cerca de R$ 1,6 mil na primeira faixa do piso, chegando até R$ 1.870,00 na quarta faixa.

“Um piso regional maior ajuda no aquecimento do comércio, porque os trabalhadores ganham capacidade para consumir”, afirma o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O projeto de lei 720/2021 do Executivo passou em primeira e segunda votações na Assembleia Legislativa, com a dispensa de votação da redação final aprovada, o texto segue para sanção ou veto do Poder Executivo. O valor exato será divulgado no início do ano pelo Governo, quando irá regulamentar a lei por decreto.

“Parabéns ao governador e ao secretário (de Justiça, Família e Trabalho do Paraná) Ney Leprevost, pela construção sempre tripartite no âmbito do Conselho Estadual do Trabalho que, quando fui secretário, levamos para dar sustentabilidade a essa política de valorização”, disse o primeiro-secretário da Assembleia, o deputado Luiz Claudio Romanelli.

Atualmente, o estado tem quatro níveis diferentes de piso regional. Os valores de 2021 são: trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca: R$ 1.467,40; trabalhadores de serviços administrativos, serviços gerais, de reparação e manutenção, empregados domésticos e vendedores do comércio em lojas e mercados: R$ 1.524,60; trabalhadores da produção de bens e serviços industriais: R$ 1.577,40: e técnicos de nível médio: R$ 1.696,20.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)