Hospital Pequeno Príncipe homenageia o Cedca-PR 06/12/2019 - 16:21

Os membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca),ligado administrativamente à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), foram homenageados pelo Hospital Pequeno Príncipe nesta sexta (6), durante Reunião Plenária no Palácio das Araucárias. Os Conselheiros receberam uma medalha que também marca os 100 anos de existência do Hospital, comemorados este ano.

Na ocasião, o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, destacou a história e a atuação da instituição no atendimento de excelência das crianças e adolescentes, enfatizando que “o hospital nasceu para atender mães aflitas”.

Para a  presidente do Cedca, Ângela Mendonça, chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Sejuf, a homenagem foi um ato de muito respeito e deferência ao Conselho  que é um órgão democrático, paritário, com representação popular, e tem a presença do Estado. “Essa forma de fazer governança é prevista na Constituição e quando recebemos de uma instituição que tem 100 anos esse reconhecimento a gente reafirma a certeza que está no caminho certo da democracia”.

Thelma Alves de Oliveira, que já foi presidente do Cedca e hoje atua no Pequeno Príncipe, representou a instituição na Plenária e foi bastante elogiada e reconhecida pelos atuais membros. Para ela,  o Conselho além de ser um espaço de representação das organizações da sociedade civil é um espaço democrático para fazer a politica pública se fortalecer. Sobre o Pequeno Príncipe, destacou que “a instituição sempre fez mais do que prestar saúde para crianças e adolescentes, também garante direitos”.

A chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania (Dedif), da Sejuf, Regina Bley, disse que a história do Pequeno Príncipe se soma a da construção das politicas de proteção à infância no Estado. O Hospital, segundo Regina, além da relevância e excelência no atendimento ás crianças do Paraná e do Brasil, continua contribuindo muito com a construção dessas politicas por meio da participação no Cedca.“Este é um momento de reconhecimento de todo o trabalho e contribuição do Pequeno Príncipe e só temos a agradecer por essa homenagem”.

O CEDCA  - O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná, é um órgão de natureza estatal especial, com instância pública essencialmente colegiada, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não-governamentais. O Conselho se reúne mensalmente para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, segundo leis federais, estaduais e municipais. As reuniões são abertas à comunidade.