Mutirão do Cartão Futuro na regional Portão encaminha jovens aprendizes para primeira oportunidade de emprego 10/12/2021 - 15:28

O Mutirão do Cartão Futuro, realizado nesta sexta-feira (10) na regional do Portão, reuniu 17 empresas que ofereceram oportunidades de trabalho para os jovens aprendizes que compareceram ao evento. A ação é da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, que paralelamente realizou a Feira da Cidadania, que oferece serviços gratuitos as pessoas.

O secretário Ney Leprevost destaca que o Cartão Futuro é o maior programa de empregabilidade de jovens do Brasil e deve atender 35 mil pessoas.

“O Cartão Futuro dá a oportunidade para que os jovens aprendam um ofício e na outra ponta, o Governo do Estado paga parte dos salários desses aprendizes. O programa também contribui para diminuir a evasão escolar, uma vez que a matrícula é condição para ser contratado”, afirma o secretário Ney Leprevost.

Os recursos para pagar parte dos salários dos jovens são do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). No total são R$ 57,8 milhões, para pagar R$ 300 por mês para cada jovem contratado, no período de até 24 meses. Se o jovem for pessoa com deficiência ou egresso do sistema socioeducacional, o valor sobe para R$ 450.

FEIRA DA CIDADANIA - A Feira da Cidadania do Portão atendeu aos bairros Água Verde, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel e parte Sul do Campo Comprido.

“As feiras da cidadania do Paraná prestam serviços gratuitos para a população e trazem o governo para onde o povo está. Nós queremos levar essa feira para todas as regionais de Curitiba, assim como nós levamos o Paraná Cidadão para todo o Estado”, diz o secretário Ney.

Um dos serviços mais procurados foi da Agência do Trabalhador. “O pessoal foi muito atencioso e na terça-feira vou ser entrevistada para a vaga de atendente de telemarketing”, contou Laís Gonzaga, de 46 anos.

Os serviços ofertados para a população foram:

- Agência do Trabalhador (orientação a pessoa com deficiência);

- Defensoria Pública (atendimento ao cidadão);

- Pastoral da Criança (orientação sobre cuidados na 1ª infância);

- ID Jovem (benefício para jovens de 15 a 29 anos);

- Detran (educação para o trânsito);

- 60+e daí? (atendimento a pessoa idosa);

- Confecção de CPF

- Ceim (atendimento aos migantes);

- Fomento Paraná (crédito para micro e pequenas empresas);

- SANEPAR (atendimento ao cliente);

- COPEL (atendimento ao cliente);

- Departamento da Mulher (orientações e atendimento a vítimas de violência);

- Tribunal de Justiça (ônibus justiça itinerante).

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)