Ney Leprevost homenageia Conselheiros Tutelares de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral 18/11/2019 - 22:14

O secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) prestou nesta segunda-feira (18), uma homenagem aos Conselheiros Tutelares, na data em que é celebrado, em todo o país, o seu dia. Mais de 50 representantes de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral receberam um certificado de reconhecimento público, em agradecimento ao trabalho realizado na defesa de crianças e adolescentes. “O papel dos conselheiros tutelares é de extrema importância para o desenvolvimento pleno da nossa sociedade, pois são eles que trabalham como intermediários de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e os órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos, requisitando serviços e aplicando medidas protetivas”, explicou Leprevost.

O secretário lembrou que são os Conselheiros Tutelares os primeiros a chegar e os últimos a sair nas operações realizadas pela Força-Tarefa Infância Segura. “Temos que enaltecer publicamente os conselheiros, pelo belíssimo trabalho realizado”, afirmou, lembrando que este é um reconhecimento sincero em nome do governo do Paraná.

O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos falou sobre a importância dos conselheiros e da sociedade escolher seus representantes. “São os que estão na linha de frente na proteção de crianças e adolescentes e na garantia dos direitos fundamentais”, disse ele.

A representante da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Bruna Saraiva aplaudiu a homenagem, afirmando ser uma lembrança justa.

A chefe do Departamento da Política da Criança e do Adolescente da Sejuf Ângela Mendonça disse do compromisso do secretário Ney Leprevost com a infância e juventude, afirmando que é preciso teimosia, convicção, esperança, sensibilidade e compromisso verdadeiro para estar em lugares que ninguém ousa ir na defesa de crianças e adolescentes.

O conselheiro tutelar Airton de Oliveira agradeceu os avanços já conquistados pelos conselheiros ao longo da trajetória, como o direito a férias e licença maternidade e disse que todos são comprometidos com a área da infância e juventude.

Criado em 1990, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é parte integrante do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a função de assegurar e garantir os direitos de crianças e adolescentes ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta e, ainda no recebimento de denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil.

O evento foi abrilhantado com a apresentação musical das crianças da Vila Torres, que frequentam o projeto  Gerações e Talentos, sob a tutela do professor Fernando Neves.

Estiveram presentes à homenagem, conselheiros tutelares de Curitiba,  Balsa Nova, Mandirituba, Piraquara, Pontal do Paraná, Colombo, Bocaiúva do Sul, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Itaperuçu e Campo Magro.