Ney Leprevost propõe que Força-Tarefa Infância Segura tenha Grupo de Investigação de Crimes Contra Vítimas Especiais 18/12/2019 - 15:14

A 8ª Reunião Ordinária da Força-Tarefa Infância Segura, realizada esta semana, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, contou com a participação da chefe da assistência social do Pequeno Príncipe, Rosane Moura Brasil, convidada pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost.

De acordo com Rosane, só neste ano 630 crianças deram entrada no Pequeno Príncipe por sofrerem os mais variados tipos de violência. “Precisamos reforçar os canais de denúncia e proteger a criança da violência. A família é o primeiro ‘órgão’ de proteção de uma criança, mas as vezes nem sempre isso acontece”, disse a assistente social.

O secretário Ney Leprevost durante a reunião solicitou ao coordenador da Força-Tarefa Infância Segura, Felipe Hayashi, que proponha junto ao colegiado a criação de um Grupo de Investigação de Crimes Contra Vítimas Especiais, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (Polícia Militar e Policia Civil), Ministério Público do Paraná e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná.

Ao hospital Pequeno Príncipe, Leprevost solicitou que as notificações sejam encaminhadas semanalmente para Força-Tarefa, sobre todos os casos de violência contra crianças atendidas no hospital.

Serviços - A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e diretora do Departamento de Políticas para a Criança e do Adolescente da Sejuf, Ângela Mendonça, também ressaltou a preocupação do conselho com o fechamento de serviços e a diminuição da rede de proteção social da Prefeitura de Curitiba, que com isso deixam de prestar os atendimentos iniciais as crianças vitimas de agressões e abusos. “Toda a vez que a desproteção social aumenta, com fechamentos de serviços, aumenta a falta de proteção para crianças, pois a rede se fragiliza. O olhar de emergência e urgência ao atendimento as crianças não pode ser deixado de lado”, avaliou.

Ainda na reunião foram apresentados o balanço das ações realizadas pela Força-Tarefa Infância Segura em 2019, o Balanço das instituições do colegiado da Força-Tarefa Infância Segura em 2019 e o planejamento das ações para 2020.

GALERIA DE IMAGENS