Ney Leprevost realiza interiorização da Secretaria de Justiça na região de Guarapuava e destaca a parceria do Governo com os setores produtivos para gerar empregos no Paraná 03/09/2021 - 10:07

A adesão de novos municípios ao Programa Nossa Gente Paraná, a instalação de novos Postos Avançados das Agências do Trabalhador e uma série de outras ações da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho foram apresentadas nesta quinta-feira (2) em Guarapuava, para os gestores municipais da região. O evento faz parte do programa de interiorização dos serviços da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e visa aproximar o Poder Público da população.

O evento desta quinta-feira (2) foi realizado no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava. No local, técnicos da Sejuf, representantes dos municípios e a comunidade debateram os programas e as possibilidades de implantação. Participaram da etapa 39 municípios das regiões de Guarapuava, Irati e União da Vitória.

De acordo com o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, é importante integrar as pessoas que fazem o atendimento de ponta nos municípios, com a estrutura de funcionamento da pasta.

“Nós iríamos começar o programa de interiorização no primeiro trimestre de 2020, mas infelizmente tornou-se impossível na época, devido à pandemia. Sabemos o quanto foi difícil o período da pandemia para os setores produtivos, no entanto, é bom lembrar que sempre em períodos após calamidades, guerras e pandemias, o mundo teve grande desenvolvimento e essa é a nossa esperança”, afirma Leprevost.

Além da área de emprego, a interiorização envolve programas e projetos das áreas de assistência social, proteção à mulher e da criança e do adolescente, com o Ônibus Lilás e a Força-Tarefa Infância Segura.

“O governo do Paraná tem nos auxiliado em tudo, temos as portas abertas em Curitiba e hoje é reflexo nas ações desenvolvidas aqui na cidade. Guarapuava tem vivido um momento de desenvolvimento, graças a ações como essas”, disse o vice-prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas de Abreu.

O setor produtivo da cidade também esteve presente no evento, para debater parcerias na área de ofertas de vagas de emprego, através das Agências do Trabalhador e também na formação de mão de obra, através das Carretas do Conhecimento.

“Fico feliz em ver os setores comercial e industrial reunidos para discutir esses assuntos. Todos aqui certamente estão percebendo as transformações pelas quais a nossa cidade vem passando nos últimos tempos”, declarou a presidente da Associação Comercial de Guarapuava, Elaine Scartezini Soares de Meirelles.

Nessa etapa houve a adesão de 40 municípios aos programas da Sejuf: Guarapuava, Bituruna, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Cruz Machado, Fernandes Pinheiro, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioixin, Guamiranga, Antonio Olinto, Inácio Martins, Irati, Laranjal, Mallet, Marquinho, Palmital, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Turvo, União da Vitória, Virmond, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Mato Rico, Nova Tebas e Nova Laranjeiras

INÍCIO DA INTERIORIZAÇÃO - O primeiro evento foi realizado no dia 18 de agosto, em Cornélio Procópio, com a participação de municípios paranaenses do Norte Pioneiro. Na oportunidade foram assinados protocolos para a instalação de mais 15 postos avançados das agências do trabalhador. Além disso, foram estabelecidas novas parcerias para a qualificação de mão de obra, com as Carretas do Conhecimento e adesão de 36 municípios para participar do Programa Nossa Gente Paraná em parceria com o BID. Os 36 municípios também aderiram à Força-Tarefa infância Segura (Fortis). O programa Carretas do Conhecimento, que disponibiliza cursos de qualificação gratuitos, estará presente em mais 12 municípios, assim como ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebap).

(Via Assessoria de Imprensa)