Paraná é o primeiro estado da região Sul do país a lançar o Plano Estadual da Juventude 01/12/2021 - 08:16

O primeiro Plano Estadual da Juventude do Paraná foi lançado nesta terça-feira (30) durante evento coordenado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho no Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba. O plano, que é inédito no Estado, tem como um dos objetivos dar oportunidade de trabalho e renda para os jovens do Paraná.

“Este Plano que nós estamos lançando hoje aponta caminhos, joga luz nas políticas públicas do Paraná para a juventude nos próximos cinco anos. O Plano vale para os jovens de todo o estado, sejam eles estudantes ou não. Ele traz a elaboração das políticas públicas necessárias voltadas ao jovem e, é claro, fortalece o papel da juventude passando pelo fortalecimento da educação, da cultura, da arte, da literatura, do lazer, do empreendedorismo e da empregabilidade”, explica Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho.

Um destes exemplos de políticas públicas voltadas aos jovens, citada por Leprevost, é o ID Paraná que dá uma série de direitos ao jovem, como o meio ingresso em espetáculos culturais promovidos pelo governo do estado. Há também o Cartão Futuro que prevê a contratação de jovens aprendizes de 14 até 21 anos de idade pelas empresas do Paraná. “Nós pagamos R$ 300 por mês por cada jovem aprendiz contratado por uma empresa. Se esse jovem aprendiz for uma pessoa com deficiência, o valor sobre para R$ 450”, diz Leprevost.

OS 11 EIXOS DO PLANO ESTADUAL – o Plano Estadual da Juventude do Paraná é quinquenal, versa em definir as diretrizes contemplando ações, metas que contribuem para o acompanhamento e monitoramento das políticas públicas elaboradas para o cumprimento dos direitos da juventude para os próximos cinco anos a partir de sua publicação.

Os agentes públicos ou privados envolvidos com políticas públicas de juventude devem observar as seguintes diretrizes:

I - desenvolver a intersetorialidade das políticas estruturais, programas e ações;

II - incentivar a ampla participação juvenil em sua formulação, implementação e avaliação;

III - ampliar as alternativas de inserção social do jovem, promovendo programas que priorizem o seu desenvolvimento integral e participação ativa nos espaços decisórios;

IV - proporcionar atendimento de acordo com suas especificidades perante os órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população, visando ao gozo de direitos simultaneamente nos campos da saúde, educacional, político, econômico, social, cultural e ambiental;

V - garantir meios e equipamentos públicos que promovam o acesso à produção cultural, à prática esportiva, à mobilidade territorial e à fruição do tempo livre;

VI - promover o território como espaço de integração;

VII - fortalecer as relações institucionais com os entes federados e as redes de órgãos, gestores e conselhos de juventude;

VIII - estabelecer mecanismos que ampliem a gestão de informação e produção de conhecimento sobre juventude;

IX - promover a integração internacional entre os jovens, preferencialmente no âmbito da América Latina e da África, e a cooperação internacional;

X - garantir a integração das políticas de juventude com os Poderes Legislativo e Judiciário, com o Ministério Público e com a Defensoria Pública; e

XI - zelar pelos direitos dos jovens com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos privados de liberdade e egressos do sistema prisional, formulando políticas de educação e trabalho, incluindo estímulos à sua reinserção social e laboral, bem como criando e estimulando oportunidades de estudo e trabalho que favoreçam o cumprimento do regime semiaberto.

PLANO AMPLIA HORIZONTES - Para Samuel Tives, coordenador da Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, o lançamento do Plano Estadual da Juventude acontece em um momento muito oportuno. Vem ao encontro da necessidade que temos de colocar em prática as políticas públicas do governo Ratinho Junior voltadas a juventude paranaense.

“O Plano Estadual da Juventude é o primeiro voltado para a faixa etária dos 15 aos 29 anos no Estado do Paraná. Ele é um importante marco para monitorar e nortear as políticas públicas para a juventude, visando o cumprimento dos direitos dos mesmos. Seu objetivo é fazer com que o Paraná cada vez mais se destaque com o desenvolvimento e cumprimento das ações para o bem-estar da juventude. Portanto, é prioridade promover a autonomia e emancipação dos jovens, para que assim haja uma contribuição efetiva dessa população ao Estado. Contudo, o Plano Estadual da Juventude do Paraná contribuiu para os avanços não apenas para os jovens, mas para todo o Estado do Paraná, uma vez que é de interesse de toda a sociedade a implementação de políticas intersetoriais que certifiquem os direitos dos jovens e que promovam um Paraná melhor, mais justo e pujante”, explicou Samuel.

HOMENAGEM A UMA JOVEM CAMPEÃ - Durante o evento de lançamento do Plano Estadual da Juventude, a Sejuf, através de sua Coordenação de Juventude, homenageou os alunos destaque do Colégio Estadual Leôncio Correia. Entre eles a jovem, Jady Caroline Orenga Correa, campeã nacional de ginástica artística, na categoria adulto intermediário.

PRESENÇAS - O evento, prestigiado por centenas de jovens, contou com a presença da chefe do Departamento da Diversidade e Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Angela Regina Mercer de Mello Nasser; do vereador de Curitiba, professor Euler; do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão; o prefeito de Colombo, Elder Lazaroto;do coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Samuel Tives; da residente técnica da coordenação de Políticas Públicas para a Juventude, Jaqueline Lourenço da Silva Jungles; e do presidente do Conselho Estadual de Juventude do Paraná, Marcos Costa.

(Via assessoria de imprensa)