Paraná em Ação de Rio Branco do Ivaí facilitou acesso a programas sociais do Estado 18/09/2023 - 17:00

A feira de serviços Paraná em Ação, realizada na cidade de Rio Branco do Ivaí entre quarta (13) e sexta-feira (15), totalizou 4.519 atendimentos. Os destaques da edição vão para a área de documentação, com a emissão de 420 Carteiras de Identidade, 228 CPFs, 45 ID Jovens e 32 Carteiras do Autista, e para os serviços de saúde, com 460 teste rápidos para ISTs, 209 atualizações na carteirinha do SUS e 14 aplicações de vacina.

A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), contou com o apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu o ginásio de esportes para a realização do evento, e da Defensoria Pública (DPE-PR), que levou serviços de orientação jurídica, conciliação e testes de paternidade e maternidade voluntários. Participaram também diversos órgãos e secretarias estaduais e municipais.

“Mais uma edição de sucesso do Paraná em Ação, levando cidadania aos 399 municípios do Estado, mostrando que o Poder Executivo não está apenas na capital. É gratificante ver uma família conseguir no mesmo dia, tirar documentos para todos os filhos, se inscrever em programas sociais, resolver as pendências na Copel e na Sanepar, e ainda tomar vacina”, destacou o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Além de realizar as confecções dos RGs, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), a Polícia Civil também levou o programa PCPR na Comunidade, disponibilizando a emissão de Boletins de Ocorrência e atestados de antecedentes criminais, orientações da Polícia Judiciária e distribuição de material orientativo sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

Também com o enfoque no combate às violências, o programa Ônibus Lilás, ação móvel da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), ofereceu orientação socioassistencial e psicológica para mulheres vítimas de violência.

A população também pôde realizar atualização cadastral, emitir segundas vias de boletos, pedidos de ligação na Copel e na Sanepar, além de inscrever nos programas Energia Solidária e Água Solidária, voltados à população de baixa renda. Programa da Secretaria da Fazenda (Sefa), o Nota Paraná, que estimula os consumidores a pedirem CPF nas notas fiscais para receber parte do valor do ICMS de volta e concorrer a prêmios mensais, também marcou presença.

A Prefeitura de Rio Branco do Ivaí, além de levar os serviços já mencionados da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou também o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com atualização do CadÚnico e emissão gratuita de certidões de nascimento e casamento, a Sala do Empreendedor, com serviços de apoio e fomento aos MEIs (Microempreendedores Individuais), e as Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente.