Paraná participa de fórum nacional pelos direitos LGBTI+ em Brasília 13/03/2023 - 12:45

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU), participou do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras LGBT, realizada em Brasília de 6 a 10 de março, bem como da Jornada LGBT, realizada no mesmo período. Essas pautas estratégicas serviram para falar de Politica Públicas Afirmativas, analisar experiências dos Estados e da União e traçar planos e metas que atendam a esta população.

Representaram a SEJU Jane Cristina Vasques, responsável pela Divisão de Política LGBT, e Bruna Ravena, coordenadora do Comitê LGBTI+ do Paraná. O evento contou com a participação de Carmen Foro, da Secretaria de Articulação Institucional, Ações Temáticas e participação Politica do Ministério das Mulheres, e Symmy Larrat, secretária Nacional LGBTI+ do Ministério dos Direitos Humanos.

“A presença do Paraná neste evento foi importante para levarmos nossas experiências e absorvermos conhecimento das ações realizadas por outros Estados”, afirmou Jane Cristina Vasques. “Esta é uma pauta delicada à qual o Governo do Estado é sensível. O objetivo é que todos sejam tratados com igualdade de direitos e com dignidade independentemente da orientação sexual”, complementou.

Para Bruna Ravena, que também é presidente do Conselho Permanente dos Direitos Humanos (Coped), a Jornada LCBT a Brasília viabilizou a abertura de diálogo amplo com a bancada paranaense no Congresso Nacional. “Tivemos a oportunidade de falar com a bancada de deputados federais do Paraná e solicitar apoio parlamentar, além de apresentar as necessidades de recursos da Secretaria da Justiça nas áreas de direitos humanos e LGBTI+”, detalhou. “A transferência de emendas parlamentares para esta área é fundamental porque a população LGBTI+ sofre muitas violações de direitos, e muitas vezes a falta de estrutura dificulta ao Governo do Estado a implementação de programas que abracem essas pessoas”, continuou Bruna.

A comitiva paranaense classificou a ida a Brasília como uma agenda muito promissora, e a expectativa é que novas agendas junto à bancada federal possibilitem o direcionamento de recursos para estas áreas no Paraná.

FÓRUM – Durante o Fórum Nacional, foram abordados temas centrais para a garantia de direitos, como o fim do apagão de Politicas Públicas voltado à população LGBTI+ no Brasil; Bullyng e Equidade; ocupação de espaço no mercado de trabalho, o Programa de Acolhimento LGBTI+ para pessoas em situação de vulnerabilidade; a elaboração de Programa quanto ao Incentivo e Apoio ao Esporte e pela não evasão escolar das pessoas LGBTI+.

PRESENÇAS – O evento contou a presença de gestores da política LGBTI+ dos estados, representantes de movimentos sociais LGBTI+ do País e também das deputadas federais Erika Kokay (PT/DF), Laura Carneiro (PSD/RJ), e do deputado federal, Henrique Vieira (PSOL/RJ).

No evento, esteve também presente o presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis; a presidente do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores LGBTI+, Valdirene dos Santos; o Diretor de Comunicação do Fundo Posithivo, Alexandre Putti; o Diretor da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Renato Viterbo; a Diretora administrativa da Associação Brasileira de Famílias Trans Homoafetivas, Rafaelly Wiest; a coordenadora do Fórum Nacional de Pessoas Trans Negras, Jovana Cardoso; da oficial de Equidade e Direitos para Todos do UNAIDS, Ariadne Ribeiro; Secretário Nacional de Crianças e Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Ariel de Castro Alves; do assessor de participação social e diversidade do Ministério dos Esportes, Denis Rodrigues, do assessor da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério dos Esportes, Rafael Azevedo; o coordenador da Rede Gay do Brasil, Fábio de Jesus e a vice-presidenta da Comissão Nacional da Diversidade e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

GALERIA DE IMAGENS