Primeira reunião do comitê de combate à violência contra a mulher será na próxima terça 15/03/2024 - 16:00

O Governo do Paraná realiza na próxima terça-feira (19) a primeira reunião do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres do Paraná, encontro que marcará a instituição formal do colegiado e o início de suas atividades. A criação do comitê foi articulada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e representa mais um avanço na estrutura de proteção às cidadãs. 

A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo melhorar as políticas relacionadas à prevenção e combate às violências e a qualificação do atendimento às mulheres em situação de violência ou risco, por meio de ações interinstitucionais.

“O comitê é uma força-tarefa que vai executar e monitorar políticas para combater a violência de forma integrada e transversal, combinando recursos, esforços e conhecimentos”, explica a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

Durante o encontro será apresentado o Plano de Ação 2024. Entre os principais projetos estão dez seminários regionais e as ações em cinco macrorregionais na segunda edição da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres.

O comitê vai se reunir mensalmente e focar em seis eixos temáticos: prevenção, atendimento e suporte às vítimas; fortalecimento da rede de proteção e atendimento; enfrentamento e responsabilização; pesquisas, estudos e dados; e legislação e regulamentação

Composto por representantes de seis secretarias de Estado e suas vinculadas, o colegiado reúne ainda representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, representantes do Tribunal de Justiça (TJPR), Assembleia Legislativa, além do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná (OAB-PR).

Pelo Estado, fazem parte as secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Segurança Pública (Sesp), Saúde (Sesa), Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Justiça e Cidadania (Seju).

"A violência contra a mulher é complexa e precisa de medidas conjuntas para que possam viver plenamente sua vida”, afirma o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

“A primeira reunião é um momento histórico, um grande passo que damos juntos", complementa o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Membros do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres Paraná:

- Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi)

- Mariana de Sousa Machado Neris - Semipi

- Viviane da Paz de Carvalho - Seju

- Quelen Silveira Coden - Sedef

- Sílvia Cristina de Lima - Sedef

- Carolina Pauletto Ferraz Zancan - Sesp / Polícia Militar

- Marina Luiza Monteiro - Sesp / Polícia Militar

- Luciana de Novaes - Sesp / Polícia Civil

- Alcileny Adriana de Cunha Artigas - Sesp / Polícia Civil

- Mariana Ulysséa de Quadros - Sesp / Polícia Científica

- Carolina Dias - Sesp / Polícia Científica

- Carla Konieczniak Aguiar - Sesa

- Carolina Bolfe Poliquesi - Sesa

- Stela Regina Fischer - Seti

- Sandra Lourença de Andrade Fortuna - Seti

- Ivanete Paulino Xavier – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

- Carmen Regina Ribeiro - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

- Tatiane Bueno Gomes – TJPR

- Taís de Paula Scheer – TJPR

- Ana Carolina Pinto Franceschi – MPPR

- Rafael Osvaldo Machado Moura – MPPR

- Mariana Martins Nunes – DP

- Marcia de Fátima Leardini Vidolin Dresch – OAB-PR

- Nanci Stancki da Luz – OAB-PR

GALERIA DE IMAGENS