Projeto da Biometria Neonatal da Sejuf tem início na maternidade do Hospital do Trabalhador 11/02/2022 - 13:00

A secretaria de Justiça, Família e Trabalho iniciou na manhã desta sexta-feira (11), na maternidade do Hospital do Trabalhador, o projeto piloto de Biometria Neonatal que deverá ser implantado no Paraná em parceria com o Tribunal de Justiça, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública (através do Instituto de Identificação), a empresa Natosafe e a Celepar. O secretário Ney Leprevost acompanhou a ação das primeiras coletas de digitais que foram realizadas no bebê Kawe Henrique Silva de Almeida.

“No Brasil, o Ministério da Saúde estima que há cerca de 500 trocas de bebês por ano. O procedimento que estamos implantando tem objetivo de garantir a segurança das crianças, combatendo raptos em maternidades e trocas de bebês” disse o secretário Ney Leprevost.

A tecnologia permite a identificação biométrica ainda na sala de parto e foi desenvolvida pela empresa brasileira Natosafe. A plataforma criada pela empresa (INFANT.ID) faz captura, análise e exportação de digitais em alta definição desde o minuto zero de vida de uma criança. Os dados são processados pelo Instituto de Identificação do Paraná, através do sistema desenvolvido pela Celepar e possibilitam documentar a criança com os dados da mãe. As informações aumentam as chances de localizar a criança em caso de troca de bebês e de sequestro.

O projeto piloto será instalado no Hospital do Trabalhador, instituição que foi indicada pela Secretaria de Estado da Saúde. O Paraná será o quinto Estado do Brasil a adotar essa tecnologia. A plataforma já está em funcionamento em Goiás, Pernambuco, Mato Grosso e Santa Catarina.

“O procedimento é para salvaguardar as mães e as crianças do Paraná e dá mais segurança e tranquilidade para que as mães possam ter seus filhos. Esse projeto esperamos que seja instalado em outras estruturas do Estado em breve”, afirmou o médico Cesar Neves, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde.

“A gente se sente feliz por saber que ele será um dos primeiros a receber o benefício desse sistema”, disse Evelyn Gabrieli da Silva dos Santos, de 21 anos, a primeira mãe a ter o bebê identificado pelo novo sistema no Hospital do Trabalhador de Curitiba.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).