Santin Roveda Anuncia Avanços no Programa de Proteção à Juventude Paranaense 18/04/2024 - 11:21

No Estado do Paraná, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) tem sido um farol de esperança e segurança para os jovens em situações de risco extremo. Desde a sua instituição em 2003, e com uma gestão focada e dedicada iniciada recentemente no estado, o PPCAAM está no centro dos esforços para combater a violência letal que afeta essa população vulnerável.

"Este programa não é apenas uma política pública; ele é uma afirmação dos valores da sociedade paranaense, que coloca a segurança e o bem-estar de seus jovens no núcleo de suas prioridades", afirma Santin Roveda, destacando a importância de não se limitar a intervenções emergenciais, mas sim criar um ambiente que permita não apenas a sobrevivência, mas o florescimento desses jovens.

A complexidade dos casos atendidos pelo programa reflete os desafios imensos enfrentados; cada história traz consigo a gravidade das circunstâncias que essas crianças e adolescentes enfrentam diariamente. No entanto, cada caso é também uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a justiça e a dignidade humana.

A eficácia do PPCAAM no Paraná tem sido reforçada pela colaboração estreita entre o Ministério Público, através do Gaeco, o Ministério da Cidadania e Direitos Humanos, governos estaduais e organizações não governamentais. Esta rede de apoio multidisciplinar é fundamental para garantir uma execução eficaz do programa.

Durante um recente encontro que reuniu diversos profissionais e stakeholders envolvidos, foram compartilhadas experiências, desafios e sucessos, sublinhando a importância do diálogo contínuo e do aprendizado mútuo. As discussões focaram em temas como acolhimento institucional e interação entre diferentes áreas de atuação, aspectos cruciais para o avanço do programa.

"Peço a cada um de vocês que veja este encontro não apenas como uma formalidade, mas como uma convocação para reforçar nosso esforço conjunto. Juntos, podemos garantir que o PPCAAM não apenas proteja, mas também inspire uma mudança duradoura em nossa sociedade, garantindo um futuro mais seguro e promissor para nossas crianças e adolescentes", conclui Santin Roveda.

O compromisso reiterado com este programa é um lembrete de que a proteção da juventude é uma responsabilidade compartilhada, exigindo dedicação contínua e cooperação de todos os envolvidos. O PPCAAM é mais do que uma medida de proteção; é um compromisso com a esperança e a possibilidade de um novo começo para muitos jovens no Paraná.