Secretaria da Justiça, Família e Trabalho começa a elaboração do 2º Plano Estadual da Política da Pessoa Idosa 17/09/2020 - 10:04

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho deu início a elaboração do 2º Plano Estadual da Política da Pessoa Idosa (Peppi), um documento que elenca as ações prioritárias voltadas aos idosos do Paraná. O objetivo é efetivar mecanismos de promoção e proteção de direitos, muitos já previstos em lei. “É uma obrigação constitucional e moral garantir os direitos dos idosos para que tenham um envelhecimento ativo, digno e inclusivo”, disse o secretário Ney Leprevost.

Para a elaboração do Plano será utilizada uma política transversal, com articulação entre a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, outras secretarias de Estado e com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI), que já tem uma comissão para fazer o acompanhamento da elaboração e evolução do referido plano, e atuarão como parceiros na execução da Política Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Reuniões sistemáticas individuais ou coletivas já estão sendo realizadas para a construção do diagnóstico da população idosa, bem como o marco referencial e o plano de ação com responsabilidades intersetoriais. O envolvimento da pessoa idosa nessa discussão foi possível com a legitimidade das deliberações de 391 Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, realizadas no ano de 2019.

Em novembro, a meta é promover uma Consulta Pública sobre as propostas apresentadas para o Plano. O lançamento será em dezembro de 2020.