Secretaria da Justiça, Família e Trabalho lança guia de alimentação para a pessoa idosa 18/05/2020 - 17:51

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf) lançará na próxima semana a cartilha Comer Bem para não Adoecer – um guia de alimentação para a pessoa idosa e mais uma ação da Campanha VIDAS 60+. O material, com 32 páginas e fartamente ilustrado, será disponibilizado inclusive na página www.justica.pr.gov.br .

“O cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação de pessoas idosas, as mais suscetíveis e afetadas pela COVID-19, tendo em vista as fragilidades próprias da condição do envelhecimento (sistema imunológico, metabolismo, pulmões e mucosas mais frágeis e vulneráveis)”, disse o secretário Ney Leprevost.

A cartilha tem a colaboração da Secretaria da Agricultura de Abastecimento em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e traz considerações de forma didática e numa linguagem adequada para o público idoso, com o objetivo de promover os cuidados básicos alimentares, de forma equilibrada, suficiente, variada e segura, e assim aumentar a qualidade de vida, principalmente quando aliada à prática regular de atividade física. “Durante o isolamento social protetivo, sugerimos que membros da família em conjunto com a pessoa idosa faça a organização da despensa doméstica e o planejamento da compra de alimentos para  diminuir a frequência das  saídas de casa ou de recebimento dos alimentos, e também  a manutenção com os cuidados de higiene”, explicou Adriana Oliveira, chefe em exercício do Departamento de Política da Pessoa Idosa e vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa.

Na publicação é possível encontrar informações sobre como montar um prato saudável, o planejamento de refeições, as fibras e a constipação, alimento saudável é alimento seguro, temperos e especiarias, refeições atrativas e agradáveis, leite e derivados, os 10 passos para uma alimentação saudável, a hidratação, atividade física  e quais são as doenças mais comuns nesta fase da vida.

Ainda há dicas valiosas sobre a função das cores dos alimentos (reguladores, energéticos e construtores), sugestões de pratos saudáveis e modos de ingerir mais fibras. O material será impresso com recursos liberados pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR) e distribuído pela Sejuf para  todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos, Escritórios Regionais e Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Paraná.