Secretaria da Justiça, Família e Trabalho participa de encontro do Criança Feliz 19/11/2019 - 18:07

Um encontro com famílias que fazem parte do programa Criança Feliz reuniu esta semana, 300 pessoas em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, para participar da palestra “A importância dos vínculos familiares na primeira infância”, ministrada pela psicóloga Ângela Morais.

O programa Criança Feliz é fruto da união de esforços entre os governos estadual, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e federal (Ministério da Cidadania), em parceria com os municípios, para o desenvolvimento integral de crianças em famílias de baixa renda. “É uma importante ferramenta para proporcionar um futuro melhor para crianças de zero a seis anos de idade”, disse o secretário Ney Leprevost, da Sejuf, lembrando que o atendimento é uma estratégia alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância.

Francisco Beltrão é considerada destaque nacional no atendimento do programa Criança Feliz e, ao lado dos municípios de Lapa e Paiçandu, possui a maior meta do Estado, com 410 famílias atendidas, além de ter cumprido integralmente com as regras pactuadas com o programa. O sucesso são as visitas domiciliares, usadas como estratégia de aproximação com as famílias atendidas, favorecendo o reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e das necessidades de cada núcleo familiar, possibilitando a adoção de medidas pertinentes a cada realidade.

Presente à reunião, a coordenadora técnica do Criança Feliz e representante da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) Jasmine Monteiro explicou que hoje já são 49 os municípios que fazem parte do programa, que atende 10,3 mil indivíduos em todo o Estado, entre crianças e gestantes.

GALERIA DE IMAGENS