Secretaria de Justiça, Família e Trabalho adere a programa internacional e vai oferecer cursos gratuitos de qualificação para jovens 01/12/2021 - 08:21

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná aderiu nesta terça-feira (30) ao Coliga — um programa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a cultura, ciência e educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho e com o Conselho Nacional da Juventude.

É uma escola virtual de economia criativa, olhando para diferentes eixos da economia como, por exemplo, moda, produção cultural, produção de evento, produção de digital, comunicação, publicidade, artesanato, enfim, diferentes áreas da criatividade com o impacto econômico gerando renda, e oferecendo mais de 25 mil vagas por meio de 37 cursos em diferentes áreas aos jovens de todo o Brasil.

“Trata-se de um programa de grande impacto social para gerar oportunidades de trabalho e renda para as pessoas jovens nesse período de grande desemprego entre a população jovem. O Coliga oferece a possibilidade de capacitação, de geração de trabalho e renda para o jovem enfrentar o desemprego juvenil. Ele atua através de uma plataforma 100% gratuita por meio da parceria com o governo do estado. Com ele vamos levar aos municípios aqui do Paraná dezenas de cursos já no primeiro trimestre de 2022”, explicou Ney Leprevost.

O anúncio desta adesão foi feito nesta terça-feira por Ney Leprevost durante o lançamento do Plano Estadual da Juventude.

COMBATENDO O DESEMPREGO - O coordenador da Juventude da Sejuf, Samuel Tives, afirmou que “Essa iniciativa é uma possibilidade de capacitação, de geração de trabalho e renda para o jovem do Paraná enfrentar o desemprego juvenil”.

Na avaliação de Marcos Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude, “o Paraná, por meio da Coordenação da Juventude da Sejuf no governo Carlos Massa Ratinho Junior, um exemplo a ser seguido por outros estados, pois a abrangência do Coliga é enorme e seus cursos vão estabelecer um futuro mais seguro para os jovens de todo o Brasil”.
 

(Via assessoria de imprensa)