Secretaria de Justiça, Família e Trabalho anuncia melhorias e qualificação de equipamentos para atendimentos de crianças em Paranaguá 15/02/2022 - 13:49

A chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Secretaria de Justiça e Trabalho, Angela Mendonça, anunciou na última sexta-feira (11), durante a visita a Paranaguá e na presença do secretário Ney Leprevost que estão disponíveis recursos para o Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (CAICVV) e do Centro da Juventude, ambas para atender jovens e crianças no município. De acordo com o secretário Ney, a garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Paraná são prioridades no governo Carlos Massa Ratinho Junior.

“A violência contra as crianças é um crime inaceitável. Pedimos para que os paranaenses não se omitam e utilizem o telefone 181 para denunciar”, afirma o secretário Ney Leprevost.

O CAICVV vai utilizar a antiga sede do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes (Nucria) para integrar uma série de serviços de atendimento a esse público. O serviço multidisciplinar envolve o apoio psicológico e legal para as crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência. Para readequar o espaço, serão investidos R$ 1,67 milhão, de recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Já o Centro da Juventude de Paranaguá foi projetado inicialmente para atender até mil adolescentes entre 12 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade. As obras estavam paralisadas desde 2011, mas nesta gestão do Governo Carlos Massa Ratinho Junior está sendo iniciada a retomada da execução.

CEDCA - O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná - Cedca/PR, é um órgão de natureza estatal especial, com instância pública essencialmente colegiada, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não-governamentais. O Conselho reúne-se mensalmente para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, segundo leis federais, estaduais e municipais, em reuniões abertas à comunidade.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).