Secretaria de Justiça, Família e Trabalho apresenta para comitiva do BID resultados dos investimentos no Programa Nossa Gente Paraná que beneficia mais de 60 mil famílias 17/02/2022 - 09:14

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, recebeu nesta quarta-feira (16) uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apresentar os resultados dos investimentos no Programa Nossa Gente Paraná. A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho é gestora do contrato no valor de US$ 60 milhões, que está em execução desde 2014 e já está 91% realizado, beneficiando mais de 60 mil famílias em situação de vulnerabilidade no Estado.

“Este investimento tem proporcionado às famílias mais vulneráveis melhores condições de vida e novas oportunidades com dignidade e inclusão. Com os recursos, conseguimos atender até mesmo famílias que necessitam de moradia, com o Programa Casa Fácil, em parceria com a Cohapar”, ressaltou o secretário Ney Leprevost.

Resultados práticos – Em 2021, um estudo realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), desde a implantação do programa, comprovou que “há impacto positivo do Programa junto às famílias, tendo constatado uma redução de 3.2% na vulnerabilidade das famílias que participam do Programa , quando comparadas às não participantes”.

Comparativo das famílias que participam do Programa nos principais eixos de atuação:

- Diminuição de 82% de famílias que apresentavam situação de trabalho infantil;

- Diminuição de 79% no número de famílias que apresentavam situação de crianças e/ou adolescentes que não frequentavam escola;

- Diminuição de 92% no número de famílias em que alguma criança e/ou adolescente não possuía certidão de nascimento;

- Diminuição de 82% no número de famílias em que alguma pessoa a partir de 14 anos não possuía RG;

- Diminuição de 94% no número de famílias em que alguma das crianças com até 1 ano de idade não estava com a vacinação em dia;

- Diminuição de 93% no número de gestantes sem acompanhamento pré-natal;

- Diminuição de 92% no número de pessoas da família com diabetes ou hipertensão não acompanhadas pelo serviço de saúde;

- Diminuição de 36% no número de famílias com renda per capita abaixo da linha nacional de extrema pobreza.

A delegação do BID vai acompanhar algumas das ações executadas nos municípios paranaenses e permanecerá nessa tarefa até a próxima sexta-feira (18).

Nossa Gente Paraná – O programa é executado através de contratos com as prefeituras e com a supervisão técnica da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. Os recursos estão sendo utilizados em inclusão social e requalificação urbana. As famílias que vivem em áreas de risco são realocadas para conjuntos habitacionais do programa.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)