Secretaria de Justiça, Família e Trabalho auxilia novos gestores municipais do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família 25/06/2021 - 09:29

Com objetivo de orientar os secretários (as) municipais de Assistência Social e os novos (as) gestores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família dos 183 municípios que tiveram mudança no ano de 2021, a Secretaria de Justiça Família e Trabalho, por meio do Departamento de Assistência Social em parceria com a Coordenação Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, está realizando reuniões virtuais com o tema “Dialogando com os novos/as Gestores/as Municipais do Cadúnico e Programa Bolsa Família”.

Os temas abordados durante os encontros são: conceito básico do que é o Cadastro Único; qual é o papel do/a Gestor/a Municipal; principais atividades desempenhadas por este/a profissional; as atribuições do/a Gestor/a no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família (PBF); Busca Ativa; Índice de Gestão Descentralizada; sistemas do Cadastro Único e PBF; e disponibilização de material de apoio.

“As reuniões aproximam o diálogo entre a gestão estadual e municipal através da troca de experiências e ao mesmo tempo prestam apoio com informações técnicas aos novos gestores sobre as atribuições relativas ao CadÚnico e Programa Bolsa Família nos municípios”, explica o secretário Ney Leprevost.

A responsável pelo Departamento de Assistência Social, Larissa Marsolik, informa que “ao fim de cada reunião é encaminhado aos municípios um material digital de orientação técnica, normativas, acesso aos sistemas de operação e gestão para servir como material de apoio”.

OS PROGRAMAS

O Cadastro Único é utilizado para seleção de famílias em mais de 20 programas sociais, entre eles o Programa Bolsa Família e os Programas Estaduais Nossa Gente Paraná, Renda Nossa Gente Paraná, Leite das Crianças, Luz Fraterna e Tarifa Social de Saneamento, por meio do Cadúnico as família tem acesso a Programas, Serviços e Benefícios.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza (renda mensal per capita entre R$ 89,01 a 178,00) e de extrema pobreza (renda mensal per capita de até R$ 89,00) inscritas no Cadastro Único. No Paraná são 413.343 famílias beneficiárias, sendo que o valor médio mensal do benefício repassado por família no Estado é R$ 261,77.

(Via assessoria de imprensa – Tamara Dalcanale)