Secretaria de Justiça, Família e Trabalho desenvolve ações que beneficiam a população de Paranaguá 12/02/2022 - 07:10

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho levou uma série de ações para a comunidade de Paranaguá, nesta sexta-feira (11). As iniciativas foram para atender pessoas em busca de emprego, idosos, crianças e adolescentes. O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho do Governo Carlos Massa Ratinho Junior, acompanhou os eventos realizados pelas equipes.

“Trouxemos para Paranaguá os programas como o Emprega Mais e a Força-Tarefa Infância Segura que atendem necessidades urgentes do município. Também atendemos os idosos com um workshop básico de smartphone, que orienta essas pessoas de como usar as funções básicas do aparelho e ainda anunciamos que serão repassados recursos para o Centro de Atendimento a Criança e Adolescente Vítima da Violência”, explicou o secretário Ney Leprevost.

O ônibus itinerante “Emprega Mais Paraná” promoveu a ligação entre as empresas que disponibilizavam vagas e os trabalhadores em busca de emprego. A ação resultou em 409 atendimentos 307 encaminhamentos e 8 pessoas contratadas na hora e contou com o apoio do secretário municipal do trabalho emprego e assuntos Sindicais, João Lozano; a gerente da Agência do Trabalhador de Paranaguá, Cinthia Vicente da Conceição, e Abimael Mardegan, coordenador do Ônibus Itinerante do Trabalho SEJUF/DET, e o chefe do Escritório Regional do Litoral, Adriano da Silva dos Santos.

FORÇA-TAREFA INFÂNCIA SEGURA – Ainda no Centro Histórico de Paranaguá, uma ação de abordagem da equipe da Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) distribuiu material informativo aos pais e responsáveis pelas crianças. O evento teve a participação do chefe do Departamento de Justiça da Sejuf, Sílvio Jardim.

“A receptividade dessa ação foi enorme. Muitas pessoas abordadas não estavam devidamente informadas sobre a melhor maneira de atuar na preservação dos direitos da criança diante de situações de violência, por exemplo. O secretário Ney Leprevost nos instruiu a orientar as pessoas sobre a necessidade de defender a criança da ação de adultos que não respeitam seus direitos”, disse Silvio Jardim.

Edivaldo Pereira de Oliveira, 71 anos, declarou que “essa ação da Força-Tarefa Infância Segura é muito interessante, assegurando os direitos das crianças e fundamental também pra gente saber como proteger os pequenos das atitudes agressivas dos adultos”.

WORKSHOP BÁSICO DE SMARTPHONE – Ainda nas dependências da Agência do Trabalhador, aconteceu o Workshop Básico de Smartphone que teve a duração de três horas e foi promovido pelo Departamento de Apoio à Pessoa Idosa da Sejuf, sob a coordenação de Adriana Oliveira, chefe do setor. Nele foram passadas noções básicas da comunicação por telefone; configuração de internet por dados móveis ou wi-fi para uso do e-mail, play store, Youtube e WhatsApp. O evento foi presencial, respeitando o protocolo de prevenção e controle do Coronavírus, e contou com a participação de pessoas com idade entre 60 e 78 anos.

PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE - Ângela Mendonça, chefe do Departamento de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejuf realizou uma concorrida palestra com a temática “Diálogos da Infância e da Adolescência: a pedagogia da pandemia e a importância da rede de proteção”.

“Por determinação do secretário Ney Leprevost, esta é mais uma ação no Litoral para tratarmos dos direitos das crianças e adolescentes. Aqui em Paranaguá recebemos também os colegas de Morretes e de Pontal do Paraná para um debate sobre a rede de proteção nessa fase da pandemia, com conselheiros tutelares e com os professores. A violência contra a criança, a questão da motivação para os adolescentes voltarem para escola, o retorno das atividades presenciais, tudo isso precisa ser pautado novamente visando o fortalecimento dessa grande rede com a participação da sociedade civil, das prefeituras, das secretarias municipais, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança (Cedca) e também dos nossos serviços, programas e ações”, disse Angela.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).