Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná recebe Certificação da Organização Internacional de Migrações, da ONU 10/12/2021 - 21:22

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) acaba de ser contemplada com o Certificado em Governança Migratória pela Organização Internacional para Migrações (OIM), da ONU. Isso é resultado das boas práticas do governo Carlos Massa Ratinho Junior na busca da integração e acolhimento dos imigrantes.

A solenidade de entrega dos selos MigraCidades 2021 acontecerá no próximo dia 16, às 15h, através do canal da OIM no You Tube. O certificado diz respeito à conclusão as etapas do processo de certificação em governança migratória local. Na ocasião, será feita a entrega simbólica dos selos e dos certificados, além da divulgação dos relatórios de diagnóstico de 2021 e das boas práticas identificadas ao longo da segunda edição do nosso processo de certificação.

Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho, atribui este reconhecimento internacional vindo de um órgão integrante da ONU à dedicação do Departamento de Promoção e Defesa  dos Direitos Fundamentais e Cidadania – DEDIF. “Ficamos honrados com esta distinção da OIM, pois vem premiar a dedicação e o comprometimento de nossa equipe na entrega de ações práticas em apoio e garantias dos direitos dos migrantes de todas as partes do mundo que o Paraná tem recebido ao longo dos anos. Isso demonstra que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir empenhados no trabalho que realizamos”, disse Ney.

PAUTA RELEVANTE - A pauta dos movimentos migratórios é uma das mais importantes da humanidade nesse mundo contemporâneo e o Paraná, enquanto reconhecedor de uma terra de todos os povos e todas as gentes recebe e acolhe grande parte desse fluxo migratório.

Para Angela Mendonça chefe do Departamento de Promoção e Defesa  dos Direitos Fundamentais e Cidadania (DEDIF), “o reconhecimento da OIM no processo de implementação de políticas garantistas e de políticas protetivas para um público que vai do bebê a pessoa idosa, homens e mulheres que compõem esse grande movimento migratório vem confirmar o quanto estamos agindo em conformidade com a política desenvolvida nesta gestão, desenvolvendo ações, fortalecendo práticas pelo CEIM (Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná).

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour)