Secretaria de Justiça, Família e Trabalho estuda parceria com iniciativa privada em programa de moradias para Cascavel 16/07/2021 - 11:25

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho pode entrar na parceria com o oferecimento de cursos de qualificação profissional para o programa residencial EcoParque. O empreendimento será na cidade de Cascavel e a previsão será de 11.440 moradias acessíveis às famílias com baixa renda.

A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (15) ao secretário Ney Leprevost pelo empresário Francisco Simeão. O projeto apresenta uma série de inovações no conceito de moradias popular, uma vez que oferece parques, academias de ginástica, espaços para lazer e até ensino profissionalizante, tudo dentro do próprio condomínio.

“Queremos qualificar o maior número de trabalhadores para que eles possam ter mais oportunidades de emprego e, assim, melhorar suas rendas”, disse o secretário Ney Leprevost.

O custo do imóvel é baixo em função da tecnologia de construção empregada, importada da Alemanha, com modelos pré-moldados dentro de uma “fábrica de prédios”. Dessa maneira, um prédio de 15 andares pode ser levantado em apenas 120 dias.

“A ideia é tirar o cidadão do Bolsa-Família, aumentando a renda através de cursos profissionalizantes e dando acesso a uma moradia digna, com baixo custo”, explica o empresário Francisco Simeão. De acordo com ele, o projeto já está viabilizado: o terreno está comprado e a fábrica de prédios está começando a ser implementada. “Precisamos agora do treinamento da mão de obra e de um acordo com a Caixa Econômica para autorizar o financiamento das unidades a juros mais baixos”, afirma.

De acordo com os empreendedores, as prestações ficariam em torno de R$ 740 para um apartamento de dois quartos e de R$ 1.085 para um de três dormitórios. Além de outras inovações, o conjunto é sustentável, com a utilização de energia solar e também encanamentos para a utilização de água de reuso, o que zeraria a conta de luz e reduziria a de água em 70%. Além disso, o empreendimento possui 50% de área verde, sendo 20% de área nativa e 30% de jardim.

(Via assessoria de imprensa).