Secretaria de Justiça, Família e Trabalho faz intermediação entre patrões e empregados e garante o maior salário mínimo regional do Brasil 01/02/2022 - 08:20

As negociações do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER), mediadas pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, resultaram no acordo entre empresários e trabalhadores para que o Paraná tenha o maior salário mínimo regional do país, sancionado na segunda-feira (31/01), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Para o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o trabalho para construir um consenso entre os trabalhadores, os empresários e o governo foi fundamental.

“Um piso regional maior ajuda no aquecimento do comércio, porque os trabalhadores ganham condições para consumir mais”, afirma o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O CETER reúne representantes da classe patronal, das centrais sindicais do Estado e do governo. O conselho definiu que o reajuste para o piso regional para 2022 seria 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que fechou 10.16%. Com o aumento, os salários variam de R$ 1.617 a R$ 1.870 conforme a categoria profissional.

Na categoria 1 (trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca), o valor sobe dos atuais R$ 1.467,00 para R$ 1.617,00; na seguinte, de trabalhadores de serviços administrativos, vendedores do comércio e reparação e manutenção, de R$ 1.524,00 para R$ 1.680,80; na outra (trabalhadores da produção de bens e serviços industriais), de R$ 1.577,00 para R$ 1.738,00; e na última (técnicos de nível médio), de R$ 1.696,00 para R$ 1.870,00.

“O determinação do nosso secretário Ney Leprevost é conduzir o processo de acordo da forma mais democrática possível, ouvindo todos os segmentos interessados. A prova da eficiência do nosso Conselho é que continuamos com o maior Salário Mínimo Regional do País”, afirma Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo de Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)