Secretaria de Justiça, Família e Trabalho faz parceria com Ministério do Trabalho no lançamento de Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário 07/02/2022 - 17:20

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, participou nesta segunda-feira (07) do lançamento do Programa Nacional de Serviço Voluntário, juntamente com o ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni e com o governador Carlos Massa Ratinho Junior. A ação vai oferecer bolsa de qualificação profissional para trabalhadores de 18 a 29 anos e acima de 50, desempregados há mais de dois anos. A iniciativa é realizada em parceria com o Sistema S e será executada por adesão dos municípios.

“O secretário Ney Leprevost é parceiro na geração de empregos no Paraná, parceiro do Ministério do Trabalho, ele está fazendo um extraordinário trabalho. E o Paraná, como sempre, servindo de exemplo e referência para o Brasil”, declarou o ministro Onyx Lorenzoni.

No programa do Governo Federal, criado para amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho, os trabalhadores inscritos vão receber uma bolsa auxílio (que deve observar o valor do salário mínimo hora) e auxílio transporte, para executar serviços nos municípios. Ao mesmo tempo, esses trabalhadores receberão cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Sistema S.

As prefeituras de todo o Brasil poderão aderir ao programa. Os jovens selecionados trabalharão meio turno, terão uma renda, vale transporte e seguro de acidentes pessoais. Durante um ano eles serão premiados pelo Sistema S com mais de 200 cursos de qualificação.

“Eu quero fazer um agradecimento público ao ministro Onyx Lorenzoni e a toda a sua equipe, porque o ministério do Trabalho e Previdência tem sido um parceiro de todas as horas da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná. Como o próprio ministro disse, o emprego é o melhor dos programas sociais é o que dá dignidade ao trabalhador. O governador tem convidado as empresas a virem para o Paraná e o trabalhador paranaense é reconhecido nacionalmente como um dos mais qualificados do país”, afirma o secretário Ney Leprevost.

Carretas do conhecimento – O programa Carretas do Conhecimento é um dos programas de qualificação profissional do Governo do Estado, que oferece cursos gratuitos nos municípios paranaenses. O projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Volkswagen, a Volkswagen e o Senai-PR. Até março, são 1.884 vagas em 30 municípios, com formação em nove especializações diferentes.

Recomeça Paraná – No próximo dia 15, o secretário Ney Leprevost e o presidente do Sebrae, Fernando Moraes, assinam um acordo de parceria para oferecer cursos de capacitação para trabalhadores de baixa renda que tenham o perfil de empreendedor. A nova etapa do programa Recomeça Paraná vai beneficiar cerca de 4.500 pessoas.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).