Secretaria de Justiça, Família e Trabalho lança “Campanha Estadual de Auxílio às Pessoas com Transtornos Emocionais” 04/03/2022 - 14:42

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, lançou nesta quinta-feira (03) a Campanha Estadual de Auxílio às Pessoas com Transtornos Emocionais. A ação, que faz parte da política pública do Governo Carlos Massa Ratinho Junior de atender à população em estado de vulnerabilidade, contou com a presença de entidades da sociedade civil que trabalham no apoio à população que sofre de problemas emocionais.

“A pandemia evidenciou os problemas emocionais que as pessoas já enfrentavam. O desemprego, a miséria e a tristeza pela morte de pessoas próximas tornou o problema mais sério”, declarou o secretário Ney Leprevost.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, estima-se que no mundo mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram de transtorno emocional, sendo que as mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.

“Tenho um trabalho de 18 anos como voluntária. Isso nos dá a percepção das situações de risco e como realizar o trabalho de prevenção”, explica Lilian Miranda, coordenadora e embaixadora do Mãos sem Fronteiras, no Brasil.

A iniciativa será coordenada pelo Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. A chefe do departamento, Mara Sperandio, afirma que a iniciativa deve apresentar resultados em pouco tempo. “O secretário Ney Leprevost me incumbiu da tarefa de reunir essas entidades e lançarmos uma grande campanha estadual de divulgação”, conta.

Além do Departamento da Mulher, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, participam da campanha o SOS Família – Mercês/Igreja dos Capuchinhos, coordenada por José Tizzot e Jorge Brites; Uma Mulher de Fé da Primeira Igreja Batista, coordenada por Mirtes Mansur Diotaveli; Mãos Sem Fronteiras – Um Ato de Amor, coordenado por Lilian Miranda e Viva Igreja Cristã, sob a coordenação do pastor Guilherme Arcega e Associação das Mulheres para Paz Mundial – AMPM-PR.

“A nossa igreja serve como um pronto-socorro emocional para a comunidade, também damos consultoria para empresas e nos últimos tempos o trabalho de apoio emocional às pessoas têm se intensificado”, afirma o pastor Guilherme.

As primeiras ações do grupo serão uma campanha de divulgação do serviço nas redes sociais do governo e o canal de atendimento para as pessoas que precisam de auxílio através das entidades: SOS Família – Mercês – telefone 41 3335-5752; Uma Mulher de Fé - pelo whatsapp 41 9 8402-9153; Mãos Sem Fronteiras – pelo Whatsapp 41 9 9187.6157 e Viva Igreja Cristã – pelo Whatsapp 41 3209-1681; Associação das Mulheres para Paz Mundial – AMPM-PR pelo WhatsApp 41 9 9500.9331.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)