Secretaria de Justiça, Família e Trabalho lança campanha de prevenção e apoio a pessoas que sofrem com transtornos emocionais 21/01/2022 - 18:59

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, através do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher (DGDM), está em alerta com o número de mortes relacionadas a transtornos emocionais. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde –OPAS (https://www.paho.org/pt/topicos/depressao), estima-se que no mundo mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram desse mal, sendo que as mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.

Diante dessa grave realidade e objetivando oferecer apoio emocional, o secretário Ney Leprevost determinou ao Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher urgente busca de parceria com o Sistema Único de Saúde e a divulgação de atendimentos preventivos gratuitos feitos por entidades sérias que amenizem o impacto desses transtornos emocionais sobre as famílias. Assim será lançada a campanha “Você não está só, Procure ajuda!”, numa ação que envolve diversas entidades que trabalham no atendimento às vítimas.

“Unindo forças com a área de saúde que é a grande estrutura de apoio a pessoas com transtornos emocionais e tendo o Estado como aliado, essas entidades terão o respaldo necessário para atuar na prevenção desses casos. Nossa campanha envolverá também o empresariado paranaense sensível à causa”, disse o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho.

DADOS ALARMANTES - Os dados de 2020, apurados pelo Ministério da Saúde, registraram 1.036 óbitos e isso é alarmante. Na comparação com 2019, quando foram registrados 912 falecimentos desse tipo, é possível verificar que houve um aumento de 13,6% nos casos de morte associados a transtornos mentais e comportamentais. Além disso, ao longo da última década (2011-2020) foram anotadas 8.529 mortes relacionadas a esse tipo de enfermidade. Isso dá uma média de cinco óbitos a cada dois dias ou ainda um falecimento relacionado a transtornos mentais e comportamentais a cada 10 horas, aproximadamente.

MECANISMOS DA CAMPANHA – “A Campanha para Saúde Emocional - Você não está só, procure ajuda!”, da Sejuf, mobilizará redes de farmácias e de supermercados com cartazes de orientação para as pessoas ou seus familiares e amigos buscarem ajuda.

“Estamos todos mobilizados no sentido de dar apoio e orientação às pessoas e seus familiares envolvidos com os casos de transtornos emocionais. Contamos com a adesão voluntária de mais instituições em todo o estado, apoiando a prevenção a depressão, por exemplo. Se você tem uma ONG ou outra entidade comprometida com a causa e pode ajudar as pessoas, nos procure através do e-mail politicadamulher@sejuf.pr.gov.br e se envolva nesta campanha.  Seu nome, ou o nome de sua instituição, vai constar na lista de apoiadores divulgada no site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho”, explicou Mara Sperandio, chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher.

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS – A Campanha “Você não Está Só, Procure Ajuda!” anuncia suas primeiras instituições parceiras. Veja quais são elas e junte-se a elas para ajudar quem precisa apoio ou escuta qualificada.

 

SOS Família – Mercês – Igreja dos Capuchinhos

Coordenação: Dr. José Tizzot - 41 99907-7277 / Dr. Jorge Brites

SOS Família – Igreja dos Capuchinhos, no bairro Mercês em Curitiba, tem a coordenação dos Dr. José Tizzot e Jorge Brites. O Grupo é formado por 25 pessoas: psicólogos, parapsicólogos e terapeutas. Atua com escuta qualificada e atendimento psicoterápico gratuito, presencial ou online para todas as Famílias. Atendimento todas as quintas-feiras das 8h às 18h – Av. Manoel Ribas, 966 – Mercês - Curitiba – PR. Fone para informações – 41 3335-5752

 

Uma Mulher de Fé – PIB – Primeira Igreja Batista - Grupo de Mulheres, composto por conselheiras capacitadas que fazem escuta, orações e promovem ajuda espiritual, para dores da alma, Com acesso a vários ministérios da PIB- Primeira Igreja Batista, esse grupo faz a triagem e encaminhamento, quando necessário, a médicos e/ou psicólogos colaboradores. Coordenadora: Mirtes Mansur Diotaveli. Atendimento às terças-feiras e quintas-feiras das 17h30 às 20h30.Informações: WhatsApp 41-98402-9153 – triagem com Marcia. Instagram: @umamulherdefe.pib

 

Mãos Sem Fronteiras – Um Ato de Amor - Ong Internacional, formada por equipe de terapeutas que trabalham pela paz mundial, através das mãos, com técnicas de relaxamento, e meditação. Ong Mãos Sem Fronteiras faz trabalhos nas empresas e durante a pandemia nos hospitais para diminuir a tensão e depressão dos profissionais de saúde. A partir de fevereiro atuando junto à Faculdade Inspirar. Coordenadora e Embaixadora da Paz no Brasil - Lilian Miranda. Telefone e WhatsApp 41 – 9 9187-6157.

 

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).