Secretaria de Justiça, Família e Trabalho leva para Morretes, Antonina e Matinhos ações do Governo do Estado 02/03/2022 - 12:59

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, esteve nesta sexta-feira (25) no Litoral do Paraná para levar ações nas áreas do trabalho, qualificação profissional e na proteção das crianças. Ney explica que essa é mais uma ação da gestão do Governo Carlos Massa Ratinho Junior em aproximar os programas da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho para melhoria da qualidade de vida da população.

“A qualificação profissional, a empregabilidade e a proteção às nossas crianças são prioridades da nossa gestão. Estamos levando aos municípios paranaenses programas, projetos e ações da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho para proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossa gente”, explicou o secretário Ney Leprevost.

O primeiro compromisso foi no município de Morretes, onde o secretário Ney Leprevost fez a abertura do “1º Encontro de Artesãos em Morretes”, evento promovido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, através do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, para debater alternativas para o fortalecimento da atividade e da categoria como a inclusão do grupo no Programa do Artesanato Brasileiro e a Lei Estadual do Artesanato.

“O cadastro do governo federal é muito específico e exigente para os artesãos. Nossa sugestão é ampliar esse registro no Paraná e dar apoio e orientação para os artesãos paranaenses”, adiantou Ney.

O coordenador de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Ricardo Opolz, afirmou que “foi graças a parceria firmada entre o secretário Ney Leprevost com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que foi viabilizado um espaço na Feiarte, maior feira de artesanato, para 11 artesãos paranaenses apresentarem seus trabalhos”.

“Essa ação é de grande importância para o nosso município. Nós somos conhecidos nacionalmente pela nossa gastronomia, nossas belezas naturais e também agora pelo nosso rico artesanato. Esse apoio do governo Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost vem no momento certo para ajudar essas pessoas, que são muito trabalhadoras”, disse o prefeito Junior Brindarolli.

“Esse processo vem para agregar para o município que tem uma estrutura maravilhosa para o turismo. O que estava faltando era um incentivo como esse”, declarou a artesã Maria Moscardi, que executa trabalhos em crochê.

Além do secretário Ney e do prefeito Brindarolli, estiveram presentes no evento, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Cil; a diretora de Cultura, Marcela Betegga; o secretário de Ação Social,  Clodoaldo Toseti; a diretora de Ação Social,  Renata Reis Arantes e o vereador João Peluso.

Força-Tarefa Infância Segura – Em Antonina, o secretário Ney Leprevost fez o lançamento da Força-Tarefa Infância Segura no município, em companhia do prefeito Zé Paulo.

“A rede de proteção já era fundamental e agora, depois da pandemia, em que as crianças ficaram longe das salas de aula e mais expostas em situação de vulnerabilidade. Daí a importância de ter essa rede de proteção bem estruturada para eventuais problemas que tenham acontecido ou estejam acontecendo, por isso estamos muito gratos por esse apoio ao governador Ratinho Junior e ao secretário Ney Leprevost”, afirmou o prefeito de Antonina, Zé Paulo.

Proteção à infância – Durante a palestra “Diálogos da infância e da adolescência: a pedagogia da pandemia e a importância da rede de proteção”, o secretário Ney também reafirmou que a proteção a criança é prioridade na gestão do Governo Carlos Massa Ratinho Junior. A palestra foi apresentada pela chefe do Departamento de Política para a Criança e Adolescente da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Angela Mendonça.

Além do secretário Ney e do prefeito Zé Paulo, estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara Municipal de Antonina, vereador Paulo Broska; os vereadores Tharson Assanuma, Wilson Clio, Odinei, Gladison, Valmir Godoy e Alceu Salgado e a secretária municipal de Assistência Social, Carolina de Souza Freire.

Carreta do Conhecimento – O próximo compromisso foi em Matinhos, onde o secretário Ney Leprevost fez o lançamento oficial do curso de “Instalação e Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado” do programa de qualificação profissional Carretas do Conhecimento. A iniciativa é resultado da parceria da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho com o Senai, Volkswagen e Fundação Volkswagen e tem por objetivo oferecer capacitação aos trabalhadores do Paraná.

“Temos que pensar Matinhos em todas as áreas. E a geração de empregos, de mão de obra qualificada, é algo essencial para todos os lugares. Para ter um emprego digno, as pessoas precisam ter conhecimento. Por isso, a importância dessa iniciativa na preparação dos matinhenses para o mercado de trabalho. Com certeza, qualificação profissional é um dos fatores que irão levar os matinhenses pra frente, transformando a nossa cidade em um lugar melhor para se viver”, disse o prefeito de Matinhos, Zé da Ecler.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)